Maguito será referência da campanha Caiado-Daniel em Aparecida
Realizações do ex-prefeito serão lembradas para provar que pouco se avançou depois dele
Da Redação
O presidente estadual do MDB Daniel Vilela já iniciou uma movimentação no sentido de reocupar espaços políticos em Aparecida, de olho no pleito do ano que vem, quando formará como candidato a vice na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado.
Em declarações ao Diário de Aparecida (veja nesta página) e à coluna Giro, em O Popular, Daniel Vilela confirmou que vai liderar a campanha da base governista em Aparecida e prometeu que ninguém vai atuar no município mais do que ele.
“O filho e herdeiro político de Maguito Vilela iniciou uma investida em Aparecida de Goiânia. Na busca por contraponto ao prefeito Gustavo Mendanha, pré-candidato a governador, e pela desidratação de seu ex-aliado, o emedebista começou a agir a partir de reunião com ex-auxiliares de Maguito nesta semana. Ele pretende repetir a dose nos próximos dias e, em seguida, ampliar o leque de ações com foco no legado de seu pai, que foi prefeito da cidade por dois mandatos”, publicou a coluna Giro.
Daniel Vilela se aproveita do vácuo criado na política aparecidense com a viagem de Mendanha à Europa, por um lado, e a constante ausência do prefeito, que gasta muito tempo se deslocando aos municípios para reuniões, na maioria das vezes inexpressivas, com possíveis apoiadores.
Outro veículo de imprensa de Goiânia, o Jornal Opção, apurou que há descontentamento entre auxiliares e aliados próximos de Mendanha, inclusive na Câmara Municipal, o que deve resultar em dissidências contrárias à candidatura do prefeito a governador, caso se concretize.
É forte também o receio de que, caso Mendanha venha a renunciar ao mandato no início de abril do ano que vem, o vice Vilmar Mariano, assumindo, resolva dar uma cara própria à sua gestão, afastando membros da equipe atual com os quais ele não se dá bem.
Daniel Vilela tem escopo para “trabalhar” eleitoralmente em Aparecida: ele foi eleito deputado federal, em 2014, com votação recordista de 54.796 sufrágios aparecidenses – correspondendo a, na época, a 30% dos eleitores do município. Com esse desempenho, sobram credencial e cacife para liderar a campanha da chapa Caiado-Daniel no segundo maior centro urbano do Estado, sem falar no fato de que ele participou e acompanhou de perto a bem-sucedida gestão do seu pai como prefeito por dois mandatos, tornando-se íntimo das lideranças locais.
Caiado, por sua vez, também tem penetração em Aparecida: em 2018, ele recebeu 44% dos votos aparecidenses e ficou em 1º lugar no município, mesmo com o prefeito Gustavo Mendanha fazendo campanha contra.
O mote de campanha será o legado de Maguito para Aparecida. “A ideia é mostrar quem fez as coisas em Aparecida. Todas as obras são das gestões de Maguito. Quem mudou a cara da cidade foi ele e não o Gustavo Mendanha”, dizem emedebistas próximos de Daniel Vilela. A aposta será aprofundar os questionamentos sobre um ponto fraco da gestão do atual prefeito: depois de quase cinco anos de mandato, não há ainda obras ou realizações capazes de deixar uma marca ou criar uma identidade diferenciada para Mendanha como prefeito de Aparecida.