Câmara Temática “O Agro é de Todos” promove evento para impulsionar o desenvolvimento do Norte Goiano
Encontro com gestores públicos, representantes de entidades e investidores abre espaço para exposição de cenário e divulgação de oportunidades na região
O desenvolvimento do Norte Goiano será o tema da próxima reunião da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Empreendedores, gestores públicos e representantes de associações, sindicatos e instituições de pesquisa estarão no evento para conhecer e discutir cenários e oportunidades de investimentos na região. O encontro ocorrerá na segunda-feira (6/12), a partir das 14 horas, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), em Goiânia.
Estudo feito pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) mostra que o Norte Goiano, incluindo as regiões Noroeste e Nordeste, do Vale do Araguaia ao Vão do Paranã, possui 4,6 milhões de hectares de áreas degradadas. “Estas áreas podem ser aproveitadas para uma produção agropecuária sustentável, possibilitando melhor aproveitamento do território, gerando emprego e renda e reduzindo a pressão pela abertura de novas áreas de Cerrado”, destaca o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.
Durante o evento, estes e outros dados serão apresentados aos participantes, incluindo um panorama geral de geografia, clima, economia, infraestrutura e logística. Os palestrantes abordarão a situação atual e a previsão de investimentos em áreas como energia e transportes. “A Região Norte já detém uma infraestrutura interessante, com a Ferrovia Norte-Sul, a BR-153 e outras grandes vias de escoamento, e há muito investimentos programados até 2022”, lembra o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia.
A programação terá abertura com presença do secretário Tiago Mendonça, do presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, do superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, e outras autoridades e líderes do setor; exposição de cenário com representantes de Seapa e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag); palestras sobre ações e investimentos em infraestrutura e turismo, com representantes da Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra), Enel e Goiás Turismo; apresentações sobre investimentos privados com representantes de empresas do setor; e explanações sobre crédito e captação de investimentos com representantes do Banco do Brasil e outras instituições financeiras.