O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de seis meses de idade. A medida começou a valer na última quarta-feira (1º). “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Apesar da amplitude, cabe aos municípios decidirem as estratégias a serem utilizadas com base no estoque de vacinas disponíveis.
“Depende do estoque de vacinas e da situação dos casos em cada localidade, poderá haver restrições pontuais para certas faixas etárias a fim de garantir a vacinação dos grupos proprietários, mas de forma excepcional”, explica a ministra.
Em Goiás, a campanha teve início em março deste ano, com cerca de 240 mil unidades distribuídas entre os municípios. Hoje, o Estado já recebeu cerca de 952 mil doses da vacina de Influenza.
Atualmente a cobertura para a vacina Influenza entre os grupos prioritários do Estado é de 22,28% e de 26,78% no Brasil, mas o preconizado pelo MS é uma cobertura acima de 90%.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou, por meio de nota, que apesar da vulnerabilidade dos grupos iniciais, como gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, a vacinação pode proporcionar menos internações e atendimentos ambulatoriais.
“A vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações durante o período do outono e inverno”, destacou a pasta.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp