Goiano de Iporá é eleito melhor fotógrafo de natureza do Brasil
O Goiano Geraldo Neto, foi o grande vencedor do concurso nacional que elegeu as 100 Melhores Fotografias de Natureza do Brasil. O fotógrafo teve duas imagens selecionadas na premiação e foi anunciado na noite desta segunda-feira (13), como autor da fotografia vencedora. Um dos prêmios principais que o Goiano ganhou, está uma viagem com acompanhante para a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, com todas as despesas pagas.
A foto escolhida como a melhor fotografia de natureza do Brasil é de um casal de Araras Canindés, que diariamente embelezam a Avenida Pará, no município de Iporá. De acordo com Geraldo Neto, a fotografia foi realizada dentro do perímetro urbano e levou várias horas de espera até o momento do click que tem encantado o país.
Natural de Iporá, interior Goiano, Geraldo Neto, que através das suas redes sociais sempre traz para seus seguidores belíssimos registros da natureza Goiana, conta que nasceu e cresceu no interior, por isso, possui tanta ligação com a natureza. “Sou do interior e tenho muito orgulho disso. Nasci em Iporá e cresci parte da minha infância em Diorama, município com menos de 3 mil habitantes. ”Sempre estive cercado de muita vida. Isso definiu não apenas o que gosto de retratar, mas também, meu modo de viver. E mesmo trabalhando com fotojornalismo, casamentos e fotografia de família, sempre que vejo algo na natureza que gosto, faço questão de registrar, independente do tempo que possa levar.” Pontuou.
“A foto do casal de araras por exemplo, levei mais de 2 horas de espera para conseguir fazer o registro. Nós Goianos, somos muito privilegiados por poder contemplar em nosso dia a dia tantas belezas naturais. Tudo que posso fazer é registrar e mostrar para todos o meu modo de enxergar o mundo, a natureza e suas nuances“ Concluiu.
O concurso
O concurso foi realizado pela NTICS Projetos, com apoio da Bayer do Brasil, Governo Federal e Ministério do Turismo. Ele é um projeto inspirado no maior concurso de fotografias da natureza do mundo, realizado pelo Museu de História Natural de Londres e reuniu fotógrafos de todos os estados Brasileiros.
Ao longo do processo, uma banca de especialistas selecionaram entre mais de 6 mil imagens inscritas inicialmente, 100 fotografias que foram expostas para o público em uma exposição. Após a seleção das 100 fotos e a exposição, uma segunda banca de juízes e também, o público geral através votação popular, deram ao Goiano o primeiro lugar no concurso.