Aparecida
Tendência

Aparecida: Mãe denuncia que enfermeira aplicou vacina da Covid-19 no filho sem o líquido

Episódio foi registrado na última terça-feira, na UBS do setor Buriti Sereno. Secretaria de Saúde de Aparecida esclarece que a dose de vacina Pfizer no adolescente foi corretamente aplicada

Suely Carvalho

Um vídeo gravado na tarde da última terça-feira, 14, em Aparecida de Goiânia, por um avô que levou seu neto até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Buriti Sereno, para tomar a vacina da Covid-19, vem causando polêmica. As imagens mostram o momento em que a enfermeira enfia a agulha no braço do adolescente de 12 anos, porém, não aplica a vacina, ou seja, o líquido não foi injetado no braço do jovem.

A mãe do garoto, Monyk Aryele dos Santos França, denunciou através de uma entrevista ao jornal O Popular, que publicou o vídeo no grupo da família e uma prima que é farmacêutica, ao assistir, alertou a parente que o imunizante não havia sido aplicado corretamente. Outros familiares e amigos que também são profissionais da saúde e analisaram as imagens, chegaram à mesma conclusão. É possível ver quando a profissional de saúde mexe na parte do êmbolo da seringa, mas não injeta o líquido. “Eu fiquei muito chateada. Meu filho não tomou a vacina, por irresponsabilidade de uma pessoa da saúde”, desabafou.

A mãe afirma que na manhã do dia seguinte [quarta-feira, 15], o filho foi à escola e não reclamou de nenhum incômodo que é comum sentir após a aplicação do imunizante, “ele falou que não sentiu o líquido entrando no braço. Não está sentindo nadinha. Eu quando vacinei, mal consegui dirigir”, ressaltou afirmando que o pai irá até o local para averiguar a situação.

Em nota enviada ao Diário de Aparecida, a Secretária de Comunicação de Aparecida afirmou que: “A Secretaria de Saúde de Aparecida esclarece que a dose de vacina Pfizer no adolescente foi corretamente aplicada. A seringa utilizada foi a de 3 mL, que na ponta tem um espaço tecnicamente chamado de volume morto, que pode passar a impressão ótica de que a  dose de 0,3 mL da vacina não foi aplicada. A Secretaria informa ainda  que adota em seu protocolo de Vacinação medidas de segurança como a apresentação da seringa para o paciente antes e depois do manuseio.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo