Brasil

Coca-Cola América Latina investiu mais de US$ 250 milhões no desenvolvimento do pequeno varejo

Mais de 235 mil pequenos comércios na América Latina receberam apoio por meio de uma nova campanha para promover negócios sustentáveis

Da Redação

Em 2020, a Coca-Cola América Latina lançou um programa para apoiar os pequenos negócios, incentivando os varejistas a manterem suas operações durante a pandemia de Covid-19 e, simultaneamente, estimulando os clientes a comprarem no comércio de bairro. Em 2021, por meio de programas de capacitação, digitalização e equipamentos para os pequenos comércios, a empresa deu apoio a milhares de donos de bares, restaurantes, mercadinhos, padarias, armazéns, para que mantivessem e melhorassem seus negócios. Tudo graças a investimentos diretos e parcerias estratégicas com os lojistas do pequeno varejo, o que levou à modernização e à melhora desse canal, atraindo mais público.

“Queremos gerar valor junto a nossos clientes, independentemente de seu tamanho. Estamos trabalhando em cada comunidade com os comerciantes, clientes, parceiros e governos para atender a todas as suas necessidades, oferecendo plataformas, acompanhamento e as ferramentas necessárias para a implementação de novas tecnologias, já que o comércio eletrônico é fundamental para a transformação e o sucesso de qualquer negócio nesta nova realidade”, afirma Henrique Braun, presidente da Coca-Cola América Latina.

Durante este ano, cerca de 13.600 comerciantes da América Latina receberam capacitação, e a meta para 2022 é chegar aos 150 mil. Esses programas são realizados em parceria com varejistas mais experientes, universidades e especialistas em marketing digital, negócios e empreendedorismo, entre outros.

“Na Coca-Cola Brasil, por meio da campanha digital, nós estamos fazendo um convite a nossos clientes e pequenos varejistas em geral a visitar a plataforma Coca-Cola Dá um Gás no Seu Negócio, onde vamos trazer conteúdos de uma forma muito simples, estabelecendo diálogo entre eles e parceiros que entendem do universo empreendedor, para ajudá-los a fazer o negócio crescer. Entendemos que é um público muito relevante para nosso negócio no Brasil e na América Latina”, completa Braun.

Foram desenvolvidas plataformas digitais que ofereceram capacitação para a administração do ecossistema digital, reunindo um pacote de soluções destinado a melhorar a experiência de compra das lojas e a apoiá-las no desenvolvimento do seu negócio. Assim, os lojistas puderam diminuir em 20-30% o tempo dedicado às operações para empregá-lo no crescimento da loja.

“Em março completamos 10 anos de parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil e um ponto que sempre me chamou a atenção foi a proximidade no relacionamento. Durante a pandemia, quando enfrentamos dificuldades financeiras, como muitos outros comerciantes, conseguimos negociar um melhor formato de pagamento e isso nos ajudou muito. No período em que nossos restaurantes ficaram fechados, vimos nosso delivery ser impulsionado em cerca de 200% por meio de promoções e combos com produtos Coca-Cola”, comemora Adriano Cosme Silva Costa, dono do restaurante Vikings, no Rio de Janeiro.

 

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