Ingratidão: Maguito e Daniel elegeram Mendanha
Quem o convenceu a trair Daniel Vilela é gente que fez por ele o mesmo tanto que o filho de Maguito? Quem o inflama a sair candidato tem estofo para eleger um governador?
Quer bater perna por aí? Quer conhecer Goiás ao mesmo tempo que o Major Vitor Hugo? Tudo bem, mas não precisa abandonar Aparecida. Por enquanto, está sendo apenas temporariamente; a partir de abril, será em definitivo. E é aí que o leitão torce o rabicó: Anápolis não perdoou Antônio Gomide por jogar a cidade na enxurrada e crescer o olho para o lado do palácio. Mendanha ainda pode ganhar uma pecha que não coube a Gomide: a de ingrato.
Aos fatos.
Maguito Vilela e seu filho Daniel Vilela escolheram Gustavo Mendanha para presidente da Câmara de Aparecida e, depois, candidato a prefeito. Com a sua popularidade, Maguito, graças a duas formidáveis gestões, elegeria para seu sucessor quem quer que lançasse. Maguito preferiu Gustavo. Daniel teve de convencer o grupo, na boa e na marra, para Gustavo ser engolido. Conseguiu. Desceu rasgando em uns, ficou atravessado em outros, porém, conseguiu. Mais uma vez, Maguito mostrava seu tino para revelar equipe. Acertou em cheio, pois Gustavo realmente deu conta. Graças aos recursos e à metodologia deixados por Maguito, mas deu conta.
Cinco anos depois, o escolhido de Maguito não precisa se submeter à humilhação de saracotear interior afora atrás de Alexandres Franças. É constrangedor. O trabalho realizado em Aparecida o capacita para algo mais. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer, apenas ainda não chegou a hora de isso acontecer. Mendanha ainda vai refletir muito, muito mais que ouvinte de Geraldo Vandré.
Quem o convenceu a trair Daniel Vilela é gente que fez por ele o mesmo tanto que o filho de Maguito? Quem o inflama a sair candidato tem estofo para eleger um governador?
Conhece o grupo que o rodeia nos lugares visitados ou só neste artigo ficou sabendo que França é recém-chegado ao MDB e tirou pálidos 118 votos? Em Carmo do Rio Verde, vizinha de Ceres, Júnior Marra obteve mais que o dobro dos votos de França e ficou na suplência. Com 118 votos só triunfaria em São Patrício, mais que a Maria do Zé da Lola, o Marcinho do Dió e a Milda do Lauri
Está pronto o retrato da fossa marítima em que Mendanha se enfia. Enquanto 80 mil aparecidenses aguardavam a parceria da prefeitura, pois necessidade não tem partido, seu prefeito assava a parte interna das coxas atrás de Alexandres Franças. Numa região de cento e poucos mil moradores, 80% apareceram no Mutirão Iris Rezende. Na adesão de uma liderança da expressão de Alexandre França, nem 18 de seus eleitores compareceram à cerimônia fúnebre com Mendanha.