MP lança campanha para fiscalizar melhor os gastos das prefeituras
Em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios, objetivo é melhorar a transparência das prefeituras – que, no caso de Aparecida, mais oculta do que revela informações
Da Redação
Estimular o cidadão a exercer o seu papel de fiscalização dos gastos públicos – é com esse objetivo que o Ministério Público de Goiás lançou a campanha de conscientização “Ative seu Modo Cidadão”, voltada para as redes sociais. A mobilização digital teve início na semana que marcou as comemorações pelo Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.
A campanha está vinculada ao projeto Mais Transparência, que tem como objetivo a melhoria da transparência de municípios classificados com situação deficiente, crítica e inexistente na divulgação de dados exigidos por lei em avaliação feita anualmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Uma das vertentes do projeto é justamente a de conscientizar a sociedade sobre o seu papel no controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos. É com a finalidade de despertar e estimular o exercício desse papel pelo cidadão que a campanha foi concebida.
Conforme ressalta a coordenadora da Área de Patrimônio Público e Terceiro Setor, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, “a campanha tem como objetivo alertar e estimular a sociedade sobre a importância de, na era da tecnologia, acompanhar e fiscalizar a gestão por meio dos portais da transparência, criando no cidadão a consciência de que é ele o principal fiscal da atividade pública.”
“É um estímulo e um convite para uma sociedade mais participativa, com cidadãos mais conscientes e informados sobre a gestão pública, fator essencial em uma sociedade democrática que combate a corrupção e privilegia a transparência”, reforça a coordenadora de Projetos Institucionais, Sandra Mara Garbelini.
Para alcançar o público-alvo desejado, a campanha foi pensada a partir de situações que as pessoas vivenciam no dia a dia. É o que explica a chefe do Núcleo de Mídias Digitais da Ascom, Luísa Gomes. “Queremos mostrar ao cidadão a importância de ele buscar a informação sobre o gasto público, porque a forma com que o recurso é aplicado interfere na vida dele, como no asfalto da rua, a merenda escolar”, exemplifica. Assim, as peças fazem menção a cenas do cotidiano e informam onde a pessoa pode verificar informações sobre o emprego dos recursos públicos.
A linguagem utilizada no material também foi planejada para essa aproximação com o cidadão e faz referência ao uso de tecnologias, a partir do “ative o modo”. Essa conexão serve ainda para reforçar à população que o acesso aos portais da transparência é fácil e está disponível em múltiplas ferramentas, seja celular, tablet ou smartphone.
Uma outra ideia pensada na busca desse vínculo com o público-alvo é a divulgação de conteúdo que permite ao cidadão fazer perguntas, esclarecendo dúvidas sobre esse controle social dos gastos públicos. Ao todo, foram preparadas 15 peças gráficas para as redes sociais (cards), que serão divulgadas ao longo de dezembro e janeiro do próximo ano.