Bibliotecária do Sesc explica como se tornar um leitor dinâmico
Técnica é muito usada em alunos que pretendem prestar o vestibular ou profissionais que vão realizar exames para concursos públicos
Você está se preparando para algum exame como vestibular ou concurso público? Saiba que a leitura dinâmica é uma ótima oportunidade para ler textos de forma mais rápida e clara. Leitura dinâmica é uma técnica que envolve concentração e habilidade.
Segundo a bibliotecária do Sesc Centro, Ana Maria Nogueira, um leitor dinâmico lê de 1.000 a 1.500 palavras por minuto. “Os benefícios desta técnica são a capacidade de leitura mais rápida e ágil, fixação de conhecimento e aprimoramento da leitura”, explica.
Veja abaixo algumas dicas para iniciar essa técnica:
Eliminação de ruídos
Desligue a TV, o rádio, o celular e qualquer outra coisa que possa te distrair. Para começar a treinar a leitura dinâmica é necessário que o ambiente esteja silencioso.
Use os dedos
Tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca. Também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto. Aí o jeito é acompanhar as linhas com o dedo. Agora é só acelerar e ler mais rápido.
Visualização de blocos
Com o treinamento, seu cérebro vai mudar a maneira de captar a leitura e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. A partir daí, ocorre a grande sacada da leitura dinâmica: você passará a enxergar o texto não mais como uma sequência de letras e sim em unidades de pensamento. Assim, você passará a ler palavras em vez de sílabas e, mais tarde, de palavras para as ideias centrais do texto.