Rede Estadual de Hemocentros terá funcionamento em horário especial neste fim de ano
Diretora reforça a necessidade de manter o estoque neste período em que a demanda por sangue aumenta
Para garantir o estoque neste fim de ano, as unidades da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo em Goiânia e no interior – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu – estarão abertas para atendimento ao público em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro: das 8 às 12 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá funcionamento, já nos demais dias as unidades estarão abertas normalmente, das 8 às 18 horas.
Em dezembro foi registrado um déficit de 12% nos estoques. Segundo a diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, este é um período que normalmente há uma diminuição no número de doadores devido às férias, em que muitos voluntários viajam. “Além da ausência de muitos doadores, nestes meses há um aumento no número de acidentes nas estradas, o que consequentemente aumenta a demanda de sangue pelos hospitais. Por isso, é importantíssimo que todo doador que estiver apto, venha até o Hemocentro neste fim de ano para fazer sua doação”, destaca. A diretora pontua ainda sobre a dificuldade em manter os estoques de alguns grupos sanguíneos que são mais raros na população, como os de fatores negativos, além das plaquetas, que têm uma vida útil de apenas cinco dias.
Ana Cristina lembra que todas as unidades da Rede Hemo disponibilizam o serviço de agendamento para os doadores. “Para tornar nosso atendimento mais ágil e eficiente, o voluntário pode acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no telefone 0800 642 0457 para escolher o melhor dia e horário para a coleta de sangue ou para o cadastro como doador de medula óssea”, pontua.
Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.