Ruas esburacadas causam transtornos a moradores do Bairro Independência
Setor recebeu asfalto, mas apresenta graves defeitos de infraestrutura na malha viária
Eduardo Marques
Com uma pausa nas chuvas, os buracos ficam visíveis e, novamente, as ruas do Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia, são alvo de reclamações de moradores. Alguns setores do município foram asfaltados, mas apresentam defeitos de infraestrutura nas vias. População critica a má qualidade das obras e cobra da prefeitura reparos. O professor Benedito Menezes, líder comunitário e morador do bairro há 43 anos, afirmou ao Diário de Aparecida que o asfaltamento nos setores em Aparecida tem sido usado como moeda de troca eleitoreira.
“Não pode usar o asfaltamento como cabide eleitoral. Precisa ter um diálogo aberto com o povo, com uma administração participativa. Não são só os bairros do centro que pagam impostos. A periferia também. A política do Maguito também foi eleitoreira. Asfalto por si só sem infraestrutura necessária não se deve fazer. Uma vez que os governos anteriores fizeram errado, o prefeito Gustavo Mendanha [sem partido] não poderia ter repetido. Ele poderia ter conversado com a população. É necessário fazer infraestrutura básica”, frisa.
Desde 1978, Benedito mora no bairro, mas já perdeu as esperanças de ver as vias asfaltadas. “Há muitas reclamações na área de infraestrutura em Aparecida de Goiânia. No Setor Independências, o prefeito fez a massa asfáltica no ano retrasado, sem nenhuma infraestrutura necessária. O asfalto não pode ser feito antes de passar uma rede de água e esgoto. Outra parte do setor ele asfaltou no fim do ano passado antes das eleições, na correria. Um asfalto eleitoreiro, que não poderia ter feito assim. Nesse ano, ele estraga toda a calçada que fez e o gramamento para colocar a rede de água e esgoto. É um absurdo isso. Há também entulhos nos lotes vagos que as empreiteiras jogam”, afirma.
Alguns moradores contaram que têm ocorrido vários acidentes nas vias. O empresário André Ricardo Mendes, de 30 anos, disse que teve que colocar tela nos portões para não espirrar pedras que saem da rua para dentro da garagem da casa dele. “Já tive vidros quebrados por causa das pedras que voaram também. Tenho familiares idosos e eles não podem nem ficar na calçada, porque é um perigo voar pedra quando os carros passam”, relatou o morador do bairro.
Durante a visita, a população apresentou para a equipe de reportagem do DA inúmeros vídeos que exibem algumas erosões nas ruas e solicita que algo por parte das equipes de serviços públicos da prefeitura seja feito imediatamente: “Alô, Prefeitura de Aparecida de Goiânia! Vamos fazer uma manutenção nas ruas do Bairro Independência. Secretaria de Infraestrutura, os moradores quando passam de carro por aqui estão sofrendo”, narra as imagens.
Não são só os moradores do setor que relatam os problemas. Motoristas profissionais também criticam a gestão de Mendanha. ““Além da grande poeira que fica em algumas ruas, os buracos causam acidentes. Algumas pessoas trabalham com seu próprio automóvel pela cidade e precisam realizar reparos que geram grande prejuízo financeiro. Com as ruas e estradas do jeito que estão, fica mais difícil de trabalhar”, comentou o goianiense e motorista de aplicativo Jorge Alves.
“Morar aqui é um martírio por conta da situação das ruas. É uma judiação, porque é um lugar lindo, um bairro bonito, mas completamente abandonado”, afirma Marilena Poltronieri. Reinaldo Comissário Júnior também se preocupa com a situação, pois a filha dele irá voltar às aulas e, com isso, será necessário levá-la a pé até a entrada do bairro para pegar ônibus. “Chegar em casa é um transtorno. Sair é pior ainda. Mesmo que desça devagar raspa tudo [no carro]”, conta.
Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia informou que está com 10 equipes atuando na força-tarefa de tapa-buracos nas vias da cidade. Informa que encaminhará uma das equipes ao bairro até o início da próxima semana.
Cerca de 30% das ruas de Aparecida de Goiânia não possuem asfalto
Promessa de campanha do então candidato à reeleição à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) pretende deixar o cargo em 2024 com asfalto em 100% das ruas de Aparecida de Goiânia. “Minha intenção é finalizar o segundo mandato com 100% da cidade asfaltada. Para isso vamos buscar parcerias com todas as esferas e também novos financiamentos”, afirmou. Ele prometeu que o objetivo é levar Aparecida para um novo patamar de desenvolvimento. “Nosso objetivo é levar o asfalto para todos, gerando qualidade de vida para os aparecidenses e consequentemente levando Aparecida para um novo patamar de desenvolvimento”, disse.
A intensificação da estação das chuvas está levando os moradores dos bairros de Aparecida à beira do desespero. Alagamentos, erosões, deterioração das ruas e avenidas e o crescimento dos matagais tiram o sossego das famílias que habitam os setores onde essas situações são mais incidentes, sem que a prefeitura e seus departamentos encarregados desse atendimento consigam oferecer uma resposta adequada.
O DA tem publicado diariamente reportagens mostrando o clima de indignação entre as aparecidenses e os aparecidenses que, residindo nas dezenas e dezenas de ruas e avenidas ainda na terra e na lama, além das vias que, já asfaltadas, seguem sem manutenção e reformas, aguardam com paciência a chegada do avanço civilizatório do asfalto e das patrulhas de ataque aos estragos, mas são enrolados e enganados. (E.M.)