Notícias

Empresários preocupam com possibilidade de novo lockdown devido a variante Ômicron

Com o comércio ainda sob os reflexos causados pela Covid-19 o setor produtivo está preocupado com a possibilidade de restrições às atividades comerciais com o índice que crescimento da nova cepa

Ana Paula Arantes

 

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia se reuniu em 21 de dezembro para tratar sobre o cenário da pandemia no município. O presidente da Associação Comercial e Industrial da Região Leste de Aparecida (Acirlag), Maione Padeiro disse ao Diário de Aparecida que foi informado que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está monitorando a Ômicron, variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.

 

No último encontro do comitê e seus membros com a presença do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães disse que, por hora, está descartado qualquer tipo de restrição por parte do Poder Público municipal ao comércio, desde que os empresários não percam as responsabilidades na conscientização, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social sempre que possível.

 

“Nós que representamos o setor produtivo ficamos mais tranquilos ao saber que não há previsão de suspensão das atividades comerciais. Foi considerado que estamos ainda estamos passando por uma pandemia e as autoridades sanitárias estão vigilantes. Todos os empresários concordam e apoiam os reforços da vacinação. Muitos pensam que a pandemia já acabou, é uma inverdade. Ela existe, tanto é que tem uma variante nova. A nossa preocupação está no sentido de combater o vírus, e não ter que amanhã sacrificar o setor econômico e produtivo do nosso município. Os comerciantes e empresários não aguentam mais prejuízos”, disse Padeiro que também ocupa a  vice-presidência da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest-GO).

 

Até agora a informação é de que o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida se reunirá em janeiro de 2022. Maione disse que países que retomaram o lockdown chamam atenção e causam receio nos empresários. Segundo ele, o movimento do final de ano está soando positivo para o comércio, e fechar traria sérias dificuldades financeiras. Porém, conforme previsto na reunião não é necessário tais preocupações.

Influenza H3N2 circula em Aparecida e quatro casos já foram confirmados

Aparecida de Goiânia ainda tem quatro casos confirmados de pacientes com H3N2. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta para os municípios para reforçarem as medidas de prevenção da doença, onde diz que em cada ano há a circulação de mais de um tipo de influenza concomitantemente, como Influenza A H1N1 , Influenza A H3N2 e Influenza B.

A incidência de doenças virais elevou a procura por atendimento de urgência de Aparecida em 32%. Este ano, o município registrou 7.954 confirmações do total de 46 mil casos de dengue do Estado e 18 das 331 confirmações de chikungunya em Goiás. Para desafogar as unidades de emergência, o município passa a realizar atendimento de suspeitas de dengue e síndromes gripais nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município a partir do dia 29 de dezembro, quarta-feira.

A SES-GO espera que o influenza tenha um comportamento sazonal e que a virulência da cepa circulante contribua para o aumento das hospitalizações e mortes. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás monitorava 61 casos de influenza provocados pelo vírus H3N2 no Estado. (A.P.A.)

Município já registra transmissão comunitária da nova cepa

Apenas um paciente dentre os 22 precisou ser internado. Trata-se de um homem de 50 anos, diabético, que ficou 5 dias internado em uma enfermaria, mas já teve alta médica.  Segundo o Portal da Prefeitura de Aparecida, observando o cenário da última semana e sabendo da alta capacidade de transmissão da ômicron, foi constatado a transmissão comunitária no município.

O portal divulgou que há oito locais disponíveis para realizar os exames RT-PCR padrão Ouro para detecção da doença, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. O teste é feito mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida ou encaminhamento médico. A testagem é feita de segunda a sexta-feira. Nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.

O agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590. Para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Telefones com outras tecnologias e computadores também podem acessar o aplicativo pelo site da Prefeitura. Os resultados ficam prontos em até 24h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. (A.P.A.)

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo