Esporte

O ano que colocou Aparecida de Goiânia no mapa do futebol brasileiro

Associação Atlética Aparecidense faz história e conquista o título de Campeã Brasileira da Série D

Júnior Schumacher

E a retrospectiva de esporte do Diário de Aparecida não poderia começar com um assunto que não fosse o título de Campeã Brasileira da  Série D, conquistada pela  Associação Atlética Aparecidense. O time de Aparecida de Goiânia, e a cidade,  entrou no rol de campeões nacionais, fato totalmente inimaginável até bem pouco tempo atrás.

Considerada uma equipe jovem para os padrões futebolísticos (36 anos), o Camaleão do Cerrado trilhou um caminho de anonimato até o ano de 2012, foi quando o ex-prefeito, e já falecido por complicações da Covid-19, Maguito Vilela assumiu a prefeitura de Aparecida de Goiânia e deu novos rumos para a Aparecidense.

Desde então se iniciou a saga por um título de expressão, fato que esteve muito próximo em 2015 e 2018, quando a equipe de Aparecida de Goiânia chegou às finais do Campeonato Goiano, perdendo ambas para o Goiás. Mas sempre frequentando fases agudas das competições no qual participava, o time havia adquirido o “respeito” no cenário esportivo goiano, inclusive a “obsessão” da Aparecidense era conquistar primeiro um título goiano.

Mas quis o destino que em 2021, um ano totalmente atípico, por causa da pandemia de Covid-19, a equipe de Aparecida de Goiânia perdesse um acesso praticamente garantido para Série C, contra o Mirassol/SP em casa, desse a volta por cima no mesmo ano, com um time totalmente modesto, classifica-se na primeira fase em primeiro, e nos mata-matas eliminassem ; Caldense/MG,  Cianorte/PR, no jogo que valia o acesso, o Uberlândia, na semifinal o ABC/RN e na grande final o Campinense/PB.

E assim o hino da Aparecidense de fato virou realidade. “É o orgulho da cidade de Aparecida”.

FUTEBOL GOIANO

No âmbito estadual destaque para o título inédito de Campeão Goiano conquistado pelo Grêmio Anápolis, a volta do Goiás a Série A no mesmo ano em que foi rebaixado e a  conquista da melhor campanha do Atlético Goianiense no Brasileirão, que quase rendeu ao Dragão uma inédita classificação à Libertadores da América. O Vila Nova foi campeão nacional em 2021, mas da Série C 2020, chegou as duas finais (Goianão e Copa Verde), sendo derrotado por Grêmio Anápolis e Remo/PA e viu a permanência na Série B como um grande trunfo a ser comemorado.

FUTEBOL NACIONAL

Em termos nacionais, o futebol brasileiro viu uma nova ordem ser estabelecida. Mesmo conquistando o título de Campeão Brasileiro de 2020, dentro de 2021, o Flamengo perdeu espaço e viu o milionário time do Atlético/MG ganhar holofotes. Ainda assim o time rubro-negro teve forças para chegar às finais da Libertadores da América, mas só serviu para certificar ainda mais a derrocada flamenguista.

A derrota foi para o Palmeiras, que em apenas um ano conquistou duas… isso mesmo duas taças da Libertadores da América, mérito claro dos jogadores, mas a estratégia do técnico português Abel Ferreira tem que ser ressaltada com ênfase.

Por fim, o futebol brasileiro tem novo reinado. O Atlético/MG conquistou os  troféus das duas  competições mais importante do país ( Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil ), sendo o segundo título do Brasileirão do Galo Mineiro, após um hiato de 50 anos da primeira conquista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo