De olho nas eleições de 2 de outubro, quando vai concorrer à reeleição, o governador Ronaldo Caiado (DEM/foto) inicia uma série de conversas com presidentes de partidos, parlamentares e prefeitos para construir a unidade da base aliada. Ele vai começar por Anápolis, onde há divergências entre o PP e o MDB.
Nova agenda
Já no ano eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (DEM) deverá conciliar a agenda administrativa com as conversas políticas, já que pretende disputar a reeleição em 2 de outubro.
Datas
As eleições para presidente da República, governador, senador, deputado estadual e deputado federal vão ocorrer em 2 de outubro. O segundo turno está previsto para 30 de outubro.
Vai retardar
Em razão da ação do governo na Região Nordeste do Estado para recuperar os estragos da chuva, Ronaldo Caiado (DEM) só vai tratar em fevereiro da saída de secretários para disputar as eleições deste ano.
Cotação
Estão na lista para uma eventual candidatura à Câmara Federal: Rodney Miranda (SSP), Ismael Alexandrino (Saúde) e Pedro Sales (Goinfra).
Cotação II
Ernesto Roller (Governo) e Renato de Castro (Codego) são lembrados para disputa à Assembleia Legislativa em 2022.
Novo valor
Começa a vigorar o novo salário mínimo no Brasil – R$ 1.212 – sem reajuste real.
Divisão
O PSDB goiano segue dividido entre os seguidores do presidenciável João Doria e os que se opõem ao governador de São Paulo.
Sem rumo
Os tucanos goianos também não sabem qual caminho trilhar, este ano, na disputa majoritária (governador e senador).
Partido
O Instituto Datafolha mostra que o PT recuperou a popularidade entre os brasileiros e alcança 28% de preferência. O PSDB e MDB estão distantes, com apenas 2% cada um.
Guerra interna
Vai seguir até julho o ambiente tenso na base aliada envolvendo sete pré-candidatos à única vaga para o Senado Federal.
Com janela
Senadores, deputados federais e deputados estaduais têm prazo até 3 de abril para trocar de partido sem a perda do mandato.
Sem janela
É bom lembrar: neste ano não haverá “janela partidária” para vereador. Quem mudar de partido perderá o mandato.
Mendanha patina na escolha de partido
Diante das incertezas no cenário político nacional, Gustavo Mendanha tem três meses para decidir por qual partido vai disputar o governo de Goiás este ano. As conversas não evoluíram em 2021 em relação ao PL, Podemos, Republicanos e PSDB. Apenas o nanico PTC fechou com o ex-emedebista. Em 3 de abril, Mendanha terá que renunciar ao cargo de prefeito de Aparecida de Goiânia.
RESUMO
A partir de agora, as pesquisas eleitorais só poderão ser divulgadas pela mídia após registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Instituto Serpes deverá abrir a temporada de 2022 de divulgação de pesquisa, este mês, no jornal O Popular e TV Anhanguera/Globo.
Presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha confirma: o partido deverá ter duas mulheres – as vereadoras Sabrina Garcêz e Camila Rosa – entre as candidatas à Câmara Federal nas eleições deste ano.
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) trocou o titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Goiânia: sai Fausto Nieri Morais Sarmento e entra o engenheiro civil e chefe de gabinete da Seinfra, Everton Schmaltz.