Moradores reclamam que buracos da Vila Sul, em Aparecida, trazem prejuízos à população
2022 se inicia com a continuidade de velhos problemas já conhecidos dos aparecidenses
Eduardo Marques
Ano novo, problemas velhos. Assim, 2022 se iniciou. Expondo problemas antigos de infraestrutura espalhados por toda Aparecida de Goiânia. No caso, moradores, comerciantes e motoristas reclamam da quantidade de buracos nas ruas do setor Vila Sul. Com a previsão da continuidade do período chuvoso, a preocupação de quem trafega todos os dias pelo bairro não é só com prejuízos financeiros, mas também com acidentes. Eles alegam que a prefeitura demora para realizar as obras de reparo e cobram agilidade. O Diário de Aparecida visitou a região na manhã de ontem, 3, e ouviu as reclamações da população.
A empresária Luiza Naves, de 41 anos, disse temer pelas manobras dos motoristas para desviar dos buracos. Ela parou o carro em uma padaria e se assustou com um outro carro que freou bruscamente para não cair em um buraco. “O motorista certamente não sabia dos buracos e quase bateu. Ao se desviar, foi inevitável cair em outro buraco”, relata. Ela ainda disse que o motorista saiu xingando bastante. “Eu fiquei alguns minutos até concluir minhas compras e vi muitos casos parecidos”, lamenta.
Na Rua 5, vários buracos também são verificados. Maria Alves, de 27 anos, visitava o avô na manhã de ontem, 3, e disse que o problema é recorrente. “Nem parece que a gente fica perto de um hospital particular. No período chuvoso, sempre tem disso. Segundo José Caetano, morador da região, os buracos no setor já fizeram com que motoqueiros sofressem acidentes na região. “Os carros batem um no outro para desviar e meu medo é ocorrer algo pior e alguém se machucar de verdade”, conta.
De acordo com o reclamante, faz cerca de um mês que a situação está complicada. “Os motoqueiros são os que mais sofrem, sempre saem com o aro da roda amassado, não custa nada a Prefeitura fechar este buraco. Segundo funcionários de empresas no setor, os buracos no trecho reaparecem toda vez que começa a temporada de chuvas. Eles dizem que uma boca de lobo entupida no cruzamento ajuda a piorar a situação por causa da água acumulada.
Durante a visita, a população apresentou para a equipe de reportagem do DA inúmeras imagens que exibem algumas erosões nas ruas do setor e solicita que algo por parte das equipes de serviços públicos da prefeitura seja feito imediatamente: “Alô, Prefeitura de Aparecida de Goiânia! Vamos fazer uma manutenção nas ruas do setor Vila Sul. Secretaria de Infraestrutura, os moradores quando passam de carro por aqui estão sofrendo”, narra as imagens.
Não são só os moradores do setor que relatam os problemas. Motoristas profissionais também criticam a gestão de Mendanha. “Os buracos causam acidentes. Algumas pessoas trabalham com seu próprio automóvel pela cidade e precisam realizar reparos que geram grande prejuízo financeiro. Com as ruas e estradas do jeito que estão, fica mais difícil de trabalhar”, comentou o goianiense e motorista de aplicativo Higor Ferraz, de 25 anos.
O DA entrou em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia para pedir um posicionamento. Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura do município informou que o setor Vila Sul receberá a equipe de tapa-buraco para realizar a manutenção das vias a partir de hoje, 4.
Aparecidenses sofrem com abandono da prefeitura em todo município
Conforme a edição de retrospectiva, durante todo o ano de 2021 o DA disponibilizou suas páginas para expôr as numerosas denúncias feitas pela sociedade da falta de infraestrutura em várias regiões da cidade. Em 365 dias, o jornal recebeu um grande o volume de imagens de ruas chafurdadas na poeira e na lama vermelha, lixeiras residenciais lotadas, enxurradas tomando ruas, pontes trincadas, falta do asfalto ou asfalto descontinuado, iluminação pública precárias, mato alto, obras inacabadas, má sinalização do trânsito, famílias em áreas de risco, lotes baldios, entre outras. Ano passado foi de imagens de um espaço urbano desconfigurado que causa indignação aos aparecidenses. Asfalto quebrados com buracos cheios de lama, ruas escuras, mato alto abundante, mais de 72 mil lotes baldios abandonados, e lixeiras cheias.
Buracos na pista podem causar grandes prejuízos para motoristas que transitam pelo local
Desníveis em cruzamentos, consertos mal feitos no asfalto que fazem o veículo trepidar e, principalmente, os buracos que aparecem nas vias de transporte podem fazer qualquer motorista ter um prejuízo significativo. Dirigir com cuidado e manter uma boa distância do carro da frente pode ajudar a evitar problemas no veículo.
O impacto sofrido pelo carro no momento em que o veículo passa por um buraco pode afetar diversas partes do automóvel, como pneus, suspensão e amortecedores, o que exige reparos que, muitas vezes, pesam bastante no bolso dos motoristas. Dependendo da gravidade, os problemas causados podem ir de pneus furados à necessidade de trocar o braço da suspensão, as buchas e a bandeja ou então as molas e amortecedores.
Fazer o balanceamento e o alinhamento dos pneus, que, com certeza, serão desalinhados no impacto com o buraco, também devem estar na lista dos motoristas que passam por essa situação. “Infelizmente, os buracos são uma realidade constante nas estradas brasileiras, por isso é preciso pensar em se prevenir dessa situação”, diz Marcelo Moura, Diretor de Automóvel e Massificados de uma empresa de seguros de automóvel. (E.M)