Palmeiras é o grande campeão da Copa São Paulo
É a primeira conquista do time paulista, após 51 edições do torneio júnior
Júnior Schumacher
E um dos grandes memes do futebol brasileiro acaba de ser desmistificado, isso é, pelo menos 50% dele. “Não tem Copinha, não tem Mundial”, era uma zoação de torcedores rivais faziam com os palmeirenses, pelo fato da equipe paulista nunca ter conquistado o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mesmo com 51 edições já realizadas.
Ontem, 25, na decisão do torneio júnior, disputada no Estádio Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras não tomou conhecimento do Santos, goleou por 4 a 0 e com o resultado a equipe Alviverde sagrou-se campeã da Copinha pela primeira vez em sua história.
A campanha do Palmeiras foi irretocável, passando por adversários tradicionais, como o Internacional – último campeão do torneio em 2020, São Paulo, o nosso Atlético Goianiense e na final o Santos – detentor de três títulos da competição (1984, 2013 e 2014). Além do título, o Palmeiras conseguiu revelar e apresentar para o Brasil, o atacante Endrick, de apenas 15 anos. O jogador fez seis gols na competição e foi escolhido o craque da Copinha e teve o gol contra o Oeste/SP eleito o mais bonito do torneio.
Voltando à questão do meme, o Palmeiras tem a chance de acabar de vez com toda e qualquer possibilidade de zoação por parte dos adversários. Em fevereiro, o time disputará o Mundial de Clubes da Fifa, vaga adquirida pela conquista da Libertadores de 2021. Caso conquiste o título, os palmeirenses poderão cantar ” Tem Copinha, tem Mundial”, apesar da equipe paulista se considerar o primeiro Campeão Mundial em 1951, título repleto de questionamentos.