Aparecida

Mendanha acerta inclusão do PL na sua chapa às eleições de 2022

A decisão foi acertada em reunião em Brasília, nesta quarta-feira (26), entre o pré-candidato, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, o presidente da executiva estadual, Flávio Canedo, e a deputada federal Magda Mofatto (PL)

Helton Lenine

O Partido Liberal (PL) acertou a participação na chapa majoritária que deve ser encabeçada pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), na eleição deste ano. As articulações das próximas semanas ainda irão definir se o partido indicará o nome à vice, ao Senado ou se filiará Gustavo. Foi a segunda conversa de Gustavo com Valdemar nas últimas duas semanas. O PL é o partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A decisão foi acertada em reunião em Brasília, nesta quarta-feira (26), entre o pré-candidato, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, o presidente da executiva estadual, Flávio Canedo, e a deputada federal Magda Mofatto (PL). A cúpula do PL em Goiás é, há meses, entusiasta da pré-candidatura de Gustavo ao governo de Goiás.

Gustavo afirmou que continua em diálogo com lideranças próximas e não descarta escolher nenhum partido dos quais já recebeu convite, citando o PL e o Podemos como exemplos.

O prefeito revelou que, durante o encontro desta quarta, Valdemar deixou claro que o PL estará na oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM) na eleição deste ano. “Ou eu filio ao PL, ou o PL terá a vice ou a senadoria”, disse.

O ex-emedebista voltou a falar sobre a necessidade de formar um projeto com “musculatura”. “Precisa de partidos, de tempo de televisão, de quadros políticos. Neste momento, também estou conversando com outros partidos. Tudo isso é importante para esta definição (a qual partido se filiar)”, afirmou.

Gustavo afirma que, entre as siglas com as quais já teve diálogo, há diferentes cenários, de apoio ou afastamento, de acordo com a decisão que tomar sobre aproximação com presidenciáveis. O prefeito explica que está “fazendo as contas” para ter menos perdas. O pré-candidato também cita DC, PTC e PROS entre siglas que estão próximos ao projeto.

Com partidos como PP e Republicanos alinhados a Bolsonaro no cenário nacional, Canedo afirma que existe possibilidade de essas legendas também caminharem juntas em Goiás. O presidente disse que o projeto deve ser construído em conversas com os comandos dos diretórios estaduais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo