Aparecida

Ônibus do transporte coletivo atola em avenida do Jardim Riviera, em Aparecida de Goiânia

Este é o quarto veículo público paralisado pelo lamaçal só neste ano registrado pela população aparecidense

Foto: Leitor DA

Eduardo Marques

Um ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia ficou preso na lama na Avenida Deputado Vilmar Guimarães, de chão batido, no Jardim Riviera, em Aparecida de Goiânia, na noite da última terça-feira, 22.

O trecho é de responsabilidade da prefeitura. Há muitos anos os moradores do bairro esperam pelo tão aguardado asfalto. Além da poeira, que invade casas e causa doenças nos habitantes do setor, os buracos e os entulhos jogados nos lotes baldios também são alvo de reclamações.

Ainda de acordo com os moradores, já não há a esperança de que vias sejam asfaltadas antes de que se finalize, novamente, o período de chuvas.

O autor do vídeo, a que o Diário de Aparecida teve acesso, registrou a imagem do ônibus de forma anônima por 7 segundos onde é vista a própria comunidade do Jardim Riviera Sul se preocupando e tomando atitude para retirar o automóvel do atoleiro.

Este é o quarto veículo público paralisado pelo lamaçal só neste ano registrado pela população aparecidense, publicado nas redes sociais e enviado ao DA.

O terceiro caso em Aparecida ocorreu no fim de janeiro onde envolveu um caminhão de lixo na Rua Francisco Lauro dos Santos, no Jardim Dom Bosco II.

O autor do vídeo fez registrou a imagem por 2 minutos e 29 segundos, onde é visto uma escavadeira, equipamento utilizado para escavar e mover grandes quantidades de material, como terra, pedras e afins, máquina fundamental à construção civil, auxiliando na remoção do caminhão.

Foi em um terça-feira, em 10 de agosto de 2021, sem a presença do público, num ato simbólico que o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) e parte do secretariado ligados à infraestrutura, foram até o Jardim Bosco II, assinar a ordem de serviço para construção de 5.240 metros de galerias pluviais no bairro.

Conforme o Portal da Prefeitura de Aparecida, a obra é o passo preparatório para pavimentação, logo na sequência, de 19 ruas do bairro, perfazendo uma dimensão aproximada de 11 km lineares de asfalto.

Segundo checagem do DA, a construção das galerias ainda está em fase inicial. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Aparecida de Goiânia tem 38 bairros com ruas sem asfalto.

A lista inclui o Jardim Buriti Sereno, segundo maior bairro do município; o Jardim Palmares, localizado ao lado do Polo Empresarial, Park Itamaraty, Alvorada Sul e, entre outros, o Rosa dos Ventos II.

Maguito Vilela (MDB), o 31º prefeito eleito de Goiânia, morto no dia 13 de janeiro de 2021 em decorrência de complicações da Covid-19, geriu Aparecida entre 1º de janeiro de 2009 e 1º de janeiro de 2017.

O emedebista é considerado um dos melhores prefeitos da história da cidade e, segundo o próprio atual chefe do Executivo aparecidense, Gustavo Mendanha, construiu as bases para que Aparecida se desenvolvesse.

À frente da Prefeitura de Aparecida, Maguito investiu mais de R$ 800 milhões em obras na infraestrutura, saúde, educação e no social. Foi o maior volume de investimento da história do município.

Em termos comparativos, 115 bairros foram pavimentados na gestão de Vilela. Desde o início da gestão de Mendanha, em 1º de janeiro de 2017, foram apenas 30.

Promessa eleitoral

Inclusive, o atual prefeito do município prometeu em 2020, caso fosse reeleito, que pretende deixar o cargo em 2024 com asfalto em 100% das ruas de Aparecida de Goiânia.

“Nosso objetivo é levar o asfalto para todos, gerando qualidade de vida para os aparecidenses e consequentemente levando Aparecida para um novo patamar de desenvolvimento”, afirmou Mendanha.

Ele ainda disse que o objetivo é levar Aparecida para um novo patamar de desenvolvimento. “Nosso objetivo é levar o asfalto para todos, gerando qualidade de vida para os aparecidenses e consequentemente levando Aparecida para um novo patamar de desenvolvimento.

Para isso vamos buscar parcerias com todas as esferas e também novos financiamentos”, disse Gustavo.

O empréstimo de U$ 120 milhões, aprovado no primeiro semestre do ano passado pela Comissão de Financiamentos Externos e autorizado pela Câmara dos Deputados junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), segundo informações, será para cumprir o cronograma de asfaltamento da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

A população tem utilizado a página da Prefeitura de Aparecida de Goiânia nas redes sociais para cobrar o órgão por asfalto nos bairros que ainda não têm o benefício.

“O Jardim Palmares, bairro ao lado aqui do Polo Empresarial, está há 20 anos sem asfaltar. Todo ano falam que já vai começar o asfalto aqui. Só que até hoje nada, só poeira. Muitas pessoas aqui já morreram com o sonho de ver o asfalto na porta”, desabafou Rafael Ribeiro.

População desprezada

A reportagem entrou em contato, por e-mail, com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia para apresentar aos leitores o cronograma de pavimentação asfáltica no Jardim Riviera Sul, porém, até o fechamento desta edição, às 16 horas, a pasta não havia respondido aos questionamentos da equipe, deixando, assim, a população carente de respostas.

Em consonância com a ética e as leis vigentes neste País, o DA esclarece que o espaço segue aberto para novas manifestações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo