Conflito no Leste Europeu pode impactar negativamente a segurança alimentar global
Alerta é do Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
O Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, expressou sua preocupação pela situação criada no Leste Europeu e alertou sobre as suas possíveis consequências negativas para a segurança alimentar global e o comércio de bens agropecuários.
“O impacto na paz mundial, com a grande incerteza que provoca, altera o funcionamento normal dos mercados e compromete o abastecimento de alimentos, impactando seus preços e insumos chaves para sua produção”, lembrou.
Além disso, ao alertar sobre esses efeitos negativos, Otero acrescentou que a escalada ocorre em momentos em que o mundo — e particularmente a América Latina e o Caribe — ainda tenta se recuperar da pandemia de Covid-19, que levou milhões de famílias à pobreza e compromete o futuro de jovens e crianças, principalmente daqueles que não podem sustentar sua escolaridade.
Diante do novo cenário, o Diretor Geral reforçou o compromisso do IICA de continuar velando pelo desenvolvimento agropecuário e o bem-estar das comunidades rurais das Américas e, também, de aumentar seus esforços em termos de cooperação e assistência técnica aos países — muitos deles importadores de alimentos —, buscando enfrentar e mitigar as consequências derivadas do conflito na região
Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.