Entrega de cartões do Mães de Goiás é um dos destaques da 3ª edição do Mutirão neste fim de semana
Além do benefício, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social também disponibilizará registro Civil, Passaporte do Idoso, Carteirinha do Autista e Passe Livre da Pessoa com Deficiência
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) entregará 2.489 cartões do programa Mães de Goiás a população da Região Sudoeste de Goiânia e de Aparecida de Goiânia durante a realização do terceiro Mutirão Governo de Goiás. O evento ocorre no estacionamento do Portal Sul Shopping, ao lado da GO-040, no sábado (12/03) e domingo (13/03).
A Seds, responsável pela execução do programa Mães de Goiás, em parceria com outras pastas, e sob a coordenação do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), também colocará mais serviços à disposição dos cidadãos. São eles: Passaporte do Idoso, Registro Civil, Carteirinha do Autista e Passe livre da Pessoa com Deficiência.
Mães
O programa Mães de Goiás contempla mães em condição de vulnerabilidade com filhos de 0 a 6 anos. Mensalmente, R$ 250 são creditados no cartão, para serem utilizados em supermercados e farmácias.
As mães já recebem o benefício com o recurso depositado e só precisam desbloquear o cartão para efetuar as compras nos estabelecimentos das cidades onde moram, credenciados ao programa. Com essa medida, o Governo de Goiás também garante incremento de receitas nos municípios.
Até o final de março, a Seds entregará 100 mil cartões distribuídos em todos os 246 municípios do Estado, dessa forma, serão R$ 25 milhões investidos no programa todos os meses.
Dos 2.489 cartões que serão entregues no final de semana, 1.229 são para as mães da região Sudoeste de Goiânia e 1.260 destinam-se às de Aparecida de Goiânia que não retiraram seu cartão no evento de entrega realizado no município, em fevereiro.
Outros serviços
O serviço de Registro Civil disponibilizará certidões de nascimento, casamento, óbito, nome social e retificação de nome. Já o Passaporte do Idoso poderá ser requerido por pessoas a partir de 60 anos residentes no Estado e com renda familiar mensal de até três salários mínimos. O documento permite a utilização de até quatro passagens por mês no transporte intermunicipal em Goiás.
A Carteirinha do Autista corresponde à identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do Estado, que passa a ser, legalmente, considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos.
O Passe Livre da Pessoa com Deficiência é um benefício que oferece gratuidade em viagens no território goiano com número ilimitado de passagens por mês, destinado a quem tem algum tipo de deficiência e renda de até um salário mínimo por pessoa da família.