Goiás aposta na moda sustentável: Clube de Costura lança curso especial em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra
Criatividade, consciência ambiental e valorização do trabalho manual se unem na programação especial promovida pelo Clube de Costura, projeto institucional do Mega Moda Shopping, em Goiânia. Em celebração ao Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado em 22 de abril, será realizada a oficina “Bolsa de Retalhos”, voltada para o reaproveitamento de tecidos por meio da costura criativa.
Localizado na Região da 44, o segundo maior polo de moda atacadista do Brasil, o Clube de Costura tem se consolidado como espaço de formação e inovação para quem deseja empreender ou se profissionalizar na área de moda — agora, com um olhar voltado também para a moda consciente e circular.
A ação conta com doações de tecidos de lojistas e confeccionistas locais e terá como gesto simbólico a entrega de uma muda de ipê para cada participante, em parceria com a ONG Plantadores de Água, que atua na regeneração de nascentes e reflorestamento urbano.
“Pequenas ações, grandes mudanças”, diz gerente do projeto
A proposta do curso é mostrar que a moda pode ser aliada da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Os participantes aprenderão a transformar retalhos de tecidos — que normalmente iriam para descarte — em acessórios funcionais, como bolsas e sacolas reutilizáveis.
“O consumo consciente e a sustentabilidade são temas urgentes. A indústria da moda tem um grande impacto ambiental e, pequenas ações, como o reaproveitamento de retalhos, fazem a diferença. O curso ‘Bolsa de Retalhos’ é uma forma de incentivar a criatividade, ensinar técnicas de costura e, ao mesmo tempo, reforçar a importância de práticas sustentáveis na moda”, afirma Rogélia Pinheiro, gerente do Clube de Costura.
Sustentabilidade como pauta global: moda e o desafio do resíduo zero
A escolha da data está alinhada à agenda ambiental da ONU. Criado em 2009, o Dia Internacional da Mãe Terra tem como objetivo chamar a atenção para os impactos ambientais da atividade humana. Em 2025, a ONU promove ainda a terceira edição do Dia Internacional do Resíduo Zero, com foco especial no setor da moda.
“Sabemos que a moda gera impacto, mas também vemos muitas iniciativas como o Dia do Resíduo Zero, que visa impulsionar a moda circular. Nossa ação vem para somar com esse objetivo, ajudando a reconhecer os resíduos têxteis como um recurso valioso”, reforça Rogélia.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a indústria da moda é uma das que mais consomem recursos naturais e geram resíduos no planeta. Iniciativas como a do Clube de Costura contribuem para uma mudança de mentalidade, desde a base da cadeia produtiva.
Agenda de abril traz programação variada e acessível
Além da oficina especial, o Clube de Costura conta com uma agenda regular de cursos voltados a diferentes públicos e níveis de experiência. A programação de abril inclui:
-
Costura Livre (Mensal): espaço com horários flexíveis para quem deseja praticar ajustes ou projetos criativos;
-
Básico de Modelagem, Corte e Costura: curso completo para iniciantes que queiram confeccionar uma peça do zero;
-
Básico de Modelagem: ensino de técnicas básicas para a criação de quatro peças sob medida;
-
Clubinho de Costura: voltado para crianças que desejam explorar o universo da costura de forma lúdica e segura.
As turmas são organizadas em diferentes horários e níveis, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas via WhatsApp (62) 98591-6597 ou pelo Instagram @clubedecostura.
Mega Moda: moda goiana com compromisso sustentável
Instalado no piso G3 do Mega Moda Shopping, o Clube de Costura é uma das frentes de atuação do grupo Mega Moda, que reúne os shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, somando mais de 1.600 lojas. Com uma produção majoritariamente local e autoral, o complexo tem incentivado práticas sustentáveis entre seus lojistas e se posicionado como um dos grandes vetores de desenvolvimento da moda no Centro-Oeste brasileiro.
“A sustentabilidade precisa ser tratada como um eixo estratégico da moda. E isso começa com ações educativas, acessíveis e conectadas com a realidade dos pequenos produtores e criadores locais”, conclui Rogélia Pinheiro.
Com essa iniciativa, o Mega Moda e seus parceiros reforçam o papel da moda goiana como referência nacional, não apenas pela criatividade, mas pelo compromisso com um futuro mais responsável e consciente.