Estreia nos cinemas de Aparecida, filme que conta a história dos 100 anos da cidade
Curta-metragem ficará em cartaz no cinema do Buriti Shopping até 11 de maio
Da Redação
A história de Aparecida de Goiânia começou a ser exibida no cinema em um curta-metragem “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso”. O filme estreou na tarde de ontem, segunda-feira, 11, no Buriti Shopping, em uma sessão especial com a presença do prefeito Vilmar Mariano, a primeira-dama Sulnara Santana, secretários municipais, vereadores e integrantes do filme como a historiadora Nilda Simone e a roteirista Simonny Santos.
O curta-metragem especial do centenário de Aparecida ficará em cartaz no cinema do Buriti Shopping até 11 de maio, com uma sessão diária de segunda a sexta, às 14h e aos sábados e domingos, às 13h30, com entrada gratuita. A sala onde será exibido o filme comporta até 80 espectadores.
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano destacou que a história de Aparecida merecia um filme. “Ao longo desta trajetória de 100 anos, Aparecida encarou e superou muitos desafios. Nosso município, que já foi considerado uma cidade dormitório, é hoje uma cidade moderna, pujante, industrial e universitária. Estamos em franco crescimento, principalmente no aspecto econômico. Por isso, essa homenagem em forma de filme é mais do que justa. É um grande presente para os aparecidenses”, comentou ele.
Segundo o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, o filme conta a história do surgimento da cidade a partir da visão dos pioneiros e de relatos de seus familiares. “A ideia é celebrar o primeiro centenário de Aparecida e manter viva a história da cidade e do povo que viveu e vive nela”, explicou o secretário.
A produção audiovisual aborda também com vídeos, fotos e desenhos, a construção da capelinha na Praça Central (hoje Santuário Nossa Senhora Aparecida), passando pelo progresso e transformações da cidade que ganhou centenas de indústrias, recebeu e acolheu seus novos habitantes, até os dias atuais onde conta com Hospital Municipal e escolas e faculdades para formação da população. Algo que em 1922, quando a cidade surgiu, seus primeiros habitantes nem imaginavam que cresceria tanto, chegando em 11 de maio de 2022 como um grande e importante município, com conexões em todo o país e também no exterior.
“Foram 20 anos levantando fatos”
Produzida pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Comunicação, a obra foi inspirada no livro “Um Olhar Sobre Aparecida: História e Cultura”, da escritora e pesquisadora Nilda Simone Oliveira de Siqueira, que relata detalhes da história de Aparecida desde início de 1922 até os dias atuais.
“Foram 20 anos levantando fatos. Meu bisavô, que ajudou a construir a igreja, doando materiais de construção no carro de boi, me contava as histórias na praça, onde eu corria descalço e brincava no parquinho, então eu vivenciei essa história. Desde os seis anos me lembro da história da cidade e foi um prazer escrevê-la. Fico feliz com a iniciativa do prefeito, secretário, jornalistas, fotógrafos que deram valor nesse trabalho. Isso é gratificante”, comentou a escritora, Nilda Simone.