Especialista explica os benefícios de enxaguar os cabelos com água mineral
A tricologista Viviane Coutinho afirma meio litro do líquido já é suficiente para deixar seus fios mais saudáveis
É comum que no dia a dia os cabelos sejam lavados e enxaguados, na hora do banho. Porém, pelo fato de a água ser tratada com cloro, a longo prazo, a água encanada pode trazer malefícios para os fios e prejudicar sua aparência.
A tricologista e membro-docente da ABT( Academia Brasileira de Tricologia) Viviane Coutinho, explicou como esse processo danifica os cabelos:
“O cloro é uma química. Quando combinada a outras, como a coloração, por exemplo, deixa os fios ressecados e fracos”.
A água mineral, porém, é uma excelente opção para a lavagem. Coutinho garante que esta deixa os cabelos brilhosos e com uma aparência saudável:
“Por ser pura de agentes químicos, os fios ficam mais soltos e com mais brilho. Ao ser usada fria, no último enxágue, ativa a circulação do couro cabeludo e fecha as cutículas”.
Um outro ponto são os cabelos oleosos. Com a água mineral é o modo mais saudável de cuidá-los. Segundo Viviane, meio litro já é suficiente para a lavagem.
“Assim como a água encanada, a do tipo mineral também deve estar na temperatura ideal para a lavagem dos cabelos. Não se deve usar água muito quente, mas em temperatura ambiente. Do contrário, a oleosidade do couro cabeludo é intensificada”, pontua.
A especialista frisa ainda, que a água deve ser do tipo natural, sem gás:
“A água sem gás é menos processada e mais pura para o cabelo e couro cabeludo. Quando usada após a última lavagem, ao retirar o condicionador. O resultado é bastante satisfatório”, finaliza.