Notícias

Editorial Diário de Aparecida – Queda do crime

O sucesso das estratégias do atual governo do Estado na área da segurança pública, é um fato que até os adversários mais radicais do governo do Estado são hoje obrigados a admitir.

A redução dos índices de criminalidade em Goiás, em queda contínua desde a posse do governador Ronaldo Caiado em janeiro de 2019, é talvez a obra não física que vale por todas as outras, pelo significado que tem na preservação das preciosas vidas das goianas e dos goianos e na defesa do patrimônio de cada um.

Parecia impossível. Os governos passados, que nada conseguiram nessa área, alegavam que se tratava de um problema crônico da sociedade, decorrente dos desequilíbrios estruturais inerentes ao sistema capitalista. O jeito seria conviver com a violência e com a bandidagem à solta nas ruas.

Caiado desmentiu essa visão distorcida ao atacar com mãos firmes a criminalidade e os seus autores. Goiás, rapidamente, se transformou no Estado mais seguro do país, um lugar definitivamente onde marginal ou muda de profissão ou se muda para outro canto. Aqui, o império da lei passou a ser a garantia da paz social, graças ao pulso firme do governador.

Velha política

A política em Aparecida, até certo ponto reoxigenada com a posse de Vilmar Mariano como prefeito municipal, tem a chance histórica de se renovar e de abandonar hábitos envelhecidos e ultrapassados – como, por exemplo, a troca de favores e a venda de apoio em troca de cargos públicos.

É também a oportunidade para que os 25 vereadores retomem o papel de mediadores entre a população e a gestão, encaminhando demandas, resolvendo conflitos e principalmente garantindo a prestação de serviços públicos aos moradores dos bairros que hoje reclamam de abandono e de acúmulo de problemas como lixo e buracos nas ruas e iluminação pública deficitária.

O estágio de velha política que Aparecida vem vivendo há anos e que mancha a reputação da cidade no contexto estadual já não é mais aceitável, em se tratando do 2º centro urbano mais populoso do Estado e potência econômica que se equipara a Anápolis na classificação do seu PIB.

Vilmar Mariano está com as rédeas nas mãos e pode, se tiver coragem, passar para a história como o político que reorientou os rumos e alcançou a grandeza que Aparecida merece.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo