Notícias

Ao voto

Não existe democracia sem males que a acompanhá-la. É por isso que Winston Churchill cunhou uma frase célebre, definindo-a como “a pior forma de governo, à exceção de todas as demais”.

Daí porque temos que nos vestir com o manto da paciência e com a capa da tolerância para entender e suportar o que ocorre hoje no Brasil. Porém, apesar de todas as distorções, mesmo diante das ameaças diárias ao Estado de Direito e à convivência civilizada entre os homens e as instituições da sociedade, ainda vivemos uma democracia. E isso é o que importa.

Significa, leitor, que temos liberdade para fazer o que bem entendermos, ooooops… respeitada a lei e observado os direitos do próximo, que, na prática, são os nossos também. A liberdade de expressão é um exemplo vibrante: podemos falar o que acharmos, porém seremos responsabilizados pelos excessos e impropriedades, especialmente quanto a invasão da esfera alheia e da convivência coletiva.

Na Região Metropolitana, o Diário de Aparecida tornou-se uma força em matéria de comunicação graças à observância desses princípios. O DA é um jornal que respeita a todos, prioriza os interesses comunitários, defende as causas mais amplas da população e busca dar voz a quem vive no abandono e na marginalização – casos dos moradores dos bairros que, em Aparecida, são a matéria prima para a enganação dos falsos líderes e dos ilusionistas da política.

Este é um veículo de imprensa que acredita na importância do debate, do choque entre opiniões contrárias e da audiência às expectativas das classes sociais. E convicto de que o papel de um jornal é fornecer canais para a manifestação principalmente daqueles que rotineiramente não são ouvidos, muito embora procurados a cada 4 anos, quando os demagogos precisam de votos para se manter como sanguessugas dos cofres públicos.

Assim, defendemos a essencialidade do voto consciente nas eleições que se aproximam como a mais importante arma para a transformação do atual estado de coisas. Acreditamos que todos os que vão disputar o pleito deveriam fazê-lo com o objetivo de melhorar as condições do Brasil, do Estado e das cidades, diminuindo as desigualdades e tornando o país mais justo e igualitário. Ao voto, portanto, amigos do Diário do Aparecida. E que saibamos mudar a nossa realidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo