Festa do Divino em Cristalina é patrimônio cultural e imaterial de Goiás
A Festa em Honra ao Divino Espírito Santo de Cristalina é oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás, A lei 21.327, que torna a Publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás de 05 de maio. A publicação vem assinada pelo governador Ronaldo Caiado, que a sancionou, pelo deputado estadual Coronel Adailton, autor do projeto de lei, e pelo ex-deputado Diego Sorgatto, que aparece como co autor do projeto.
Realizada desde 1.947, a Festa é precedida pelo giro das folias, no qual os devotos do Divino Espírito Santo, montados a cavalo, percorrem propriedades rurais com a Bandeira do Divino para abençoar as casas, as atividades e as vidas dos fiéis. Depois da peregrinação, que demora semanas, é feito o encontro das bandeiras de todas as folias no perímetro urbano da cidade, oportunidade em que há um desfile dos foliões, conduzidos pelo imperador e a imperatriz, até à Igreja de São Sebastião, que fica no histórico bairro da Cristalina Velha.
No período da Festa, que compreende 10 dias, há a novena e o encontro social, no qual acontecem leilões, shows e muita alegria de todos que participam. Um momento de muita fé do povo cristalinense.