Editorial Diário de Aparecida – Tente melhorar
Na proximidade das eleições majoritárias e proporcionais, deparamos com as estratégias de comunicação dos pré-candidatos. Tem de tudo. Sites para reclamações, sugestões e elogios, links de convite para entrar em grupos de Whatsapp e Telegram, e redes sociais disponíveis para interação. Abrir diálogo com a sociedade não é garantia de aceitação. O eleitor sabe interpretar quando o diálogo está disfarçado de pré-campanha antecipada.
Considerando o diálogo como referência, o eleitor poderá escolher ou preferir os adversários dos tais pré-candidatos. O movimento de aproximação deve transparecer profundo respeito, sensibilidade e exposição de técnicas que solucionem os problemas sociais. O povo quer motivação e não persuasão, tampouco abordagens travadas de ataques de concorrentes ao poder eleitoral.
Candidatos e partidos desejam ganhar o poder. Contudo, na democracia este percurso é longo e passa pelo voto popular. No debate de ideias entre os candidatos a argumentação poderá passar por duas vertentes: “o mundo atual está ruim, mas ficará bom” ou “o mundo atual está bom e ficará ainda melhor”. Mas, infelizmente, a percepção é que adversários, em especial aos cargos majoritários, o discurso será de ataques, principalmente ao atual governador Ronaldo Caiado.
O chefe do executivo goiano tem 59,1% de aprovação no levantamento feito pelo instituto exata OP. É o terceiro governador com a maior aprovação popular no Brasil e o mais bem avaliado entre os gestores que estão em primeiro mandato. A popularidade do governo de Goiás e o prestígio pessoal do gestor junto à população dos 246 municípios goianos, confirmados em pesquisas realizadas em 2020, 2021 e 2022 por diversos institutos, mostram que o democrata caminha para a reeleição no pleito de 2 de outubro. Desse modo, “se o mundo atual está ruim”, que os opositores apresentem soluções empíricas para ficar bom, ou para melhorar o que já está indo bem.