Política

Tendência majoritária dentro do partido é fechar com a reeleição de Caiado

Reprodução

A decisão do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, quando anunciou individualmente seu apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado, contribuiu para facilitar a aproximação entre o Republicanos, seu partido, e o União Brasil. É a análise de especialistas em estratégia política ouvidos pela reportagem do Diário de Aparecida.

Rogério Cruz é a principal referência política do Republicanos de Goiás e sua decisão pró-Caiado teve aval da direção nacional do partido, como revelou o próprio prefeito em entrevista aos jornais.

Além do prefeito de Goiânia, apenas o deputado federal João Campos, presidente estadual do Republicanos e pré-candidato ao Senado, e o deputado estadual Jeferson Rodrigues, pré-candidato à Câmara Federal, têm algum peso nas definições do partido em Goiás.

A direção nacional do Republicanos já sinalizou que a prioridade da sigla é a conquista de cadeiras à Câmara Federal, o que permite especular que, na hora certa, João Campos poderá refluir de sua pré-candidatura ao Senado se não tiver espaço na chapa liderada por Ronaldo Caiado.

O cientista político Wilson Ferreira da Cunha, da PUC Goiás, é de opinião que a direção estadual do Republicanos não vai tomar decisão, em relação a alianças e apoio às eleições de 2022, sem estar em “plena sintonia” com sua liderança maior, o prefeito de Goiânia.

Para o cientista político, se João Campos perceber que não há espaço político para a disputa ao Senado da República, poderá refluir para uma eventual 1ª suplência de senador ou até mesmo concorrer à reeleição para a Câmara Federal.

Já o professor Itami Campos, da UFG e da UniEvangélica, entende que o Republicanos existe para seguir a “cartilha política” da Igreja Universal do Reino de Deus e que a palavra do prefeito Rogério Cruz terá “forte influência” nas decisões a serem tomadas pelo partido em Goiás Rogério Cruz, com sua posição pró-Caiado, deixou claro que não gostaria de ver o Republicanos nos palanques de Gustavo Mendanha, Marconi Perillo, Major Vitor Hugo ou Wolmir Amado. “A prefeitura de Goiânia faz parcerias administrativas com o governo Caiado e queremos continuar esse entendimento para o bem da cidade.

A reeleição de Caiado é importante para prosseguirmos com a execução de projetos a quatro mãos”. Rogério Cruz assumiu a prefeitura de Goiânia com o afastamento e depois com a morte do prefeito Maguito Vilela e tem adotado pragmatismo político para assegurar a execução do plano de governo definido na campanha eleitoral de 2020.

“Não vamos dar nenhum passo atrás, queremos avançar ainda mais e a aliança do Republicanos com o União Brasil será importante para assegurar o ambiente político de boa convivência entre a prefeitura de Goiânia e o governo de Goiás”, enfatiza o prefeito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo