Aluguel Social beneficia 1.000 famílias neste final de semana em Luziânia
Iniciativa atende, neste sábado e domingo, na Avenida Lucena Roriz, esquina com a Rua Jaboticabal, Jardim Ingá. População receberá donativos da OVG, e ainda, cartões do Mães de Goiás e kits Aprendiz do Futuro
Da Redação
A administração estadual vai entregar mais de 1.500 benefícios sociais à população em situação de vulnerabilidade da Região do Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. As ações serão realizadas durante a 6ª edição do Mutirão Governo de Goiás, neste sábado (28) das 8 às 16h, e no domingo (29) das 8h às 12h. A estrutura será montada na Avenida Lucena Roriz, esquina com Rua Jaboticabal, e reunirá, no mesmo local, atendimentos gratuitos de diversas outras pastas do governo estadual e órgãos parceiros.
Serão entregues pelo governo mil cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab); 437 cartões do Mães de Goiás, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds); e itens ortopédicos e alimentícios, na unidade itinerante da Organização das Voluntárias de Goiás “OVG Perto de Você.
O Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, programa criado pela Agehab, é uma iniciativa que visa combater de maneira imediata a falta de moradias, com subsídio para locação de imóveis. Por meio do programa, é concedido auxílio financeiro no valor mensal de R$ 350 para contemplar, por até 18 meses, famílias sem casa própria que se enquadrarem nos requisitos e que têm dificuldade de arcar com custos do aluguel.
OVG
No estande da OVG a população terá acesso a benefícios como andadores, bengalas, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil (para crianças com até dois anos de idade), leites especiais (para crianças com até um ano), cadeiras de rodas padrão e higiênica, muletas, colchões caixa de ovo e enxovais de bebê para gestantes e mães de crianças com até um mês de vida. A OVG também fará a apresentação e a entrega do Mix do Bem, um alimento que rende até 10 porções e que faz parte do programa de segurança alimentar da organização, o NutreBem.
Para fazer o cadastro e retirar o benefício, é necessário apresentar documentos pessoais (CPF e RG), comprovante de endereço (talão de água ou energia) e de renda do beneficiário e do grupo familiar. No caso do enxoval para bebê, também deve ser apresentado o Cartão da Gestante ou ultrassonografia, com a data provável do parto. Já para a solicitação dos benefícios ortopédicos e fraldas geriátricas, a pessoa deve ter em mãos relatório assinado por um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Para as fraldas infantis e leites especiais para crianças, o relatório deve ser de um médico ou nutricionista.
Outros serviços
Além dos 437 cartões do Mães de Goiás, a Seds fará ainda a entrega de 87 kits do programa Aprendiz do Futuro, iniciativa que qualifica jovens de 14 a 15 anos e garante a inserção no mercado de trabalho, ao contratá-los em órgãos estaduais, além conceder remuneração e vale-alimentação. Trata-se do maior programa brasileiro de aprendizagem na administração pública. Também será disponibilizada a emissão da 2ª via de certidões nascimento, casamento, divórcio e óbito, dentre outros. Outros benefícios sociais são o Passaporte do Idoso, o Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Carteira de Identificação do Autista e corte de cabelo.