Aparecida

Aparecida começa a aplicar o reforço da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

3ª dose para esse público está disponível em 39 postos fixos. Intervalo entre a D2 e o reforço é de 4 meses

Divulgação

No último sábado, 28 de maio, a Secretaria de Saúde de Aparecida começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. Até então, o Ministério da Saúde só autorizava a terceira dose para pessoas com mais de 18 anos. Com a mudança, qualquer adolescente que tenha completado o esquema vacinal básico com as duas doses há pelo menos 4 meses já pode procurar um dos 39 postos fixos da cidade para receber a 3ª dose. Para receber o imunizante é necessário apresentar documentos pessoais, cartão de vacinação e estar acompanhado de algum responsável maior de idade.

“Já é de conhecimento público que a efetividade das vacinas contra a covid-19 tende a diminuir com o passar do tempo. Assim, o Ministério da Saúde conduziu estudos e agora, como já era esperado, passou a recomendar a aplicação da dose de reforço também em adolescentes. Uma decisão pautada na ciência e que considera, acima de tudo, a segurança da população. Por isso, Aparecida recebeu essa autorização com entusiasmo e está pronta para avançar. A 3ª dose é muito importante e aumenta consideravelmente a proteção. Não deixem de recebê-la”, alertou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Onde encontrar a vacina

As vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos, isto é, para moradores acima de 12 anos, estão disponíveis na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Em todos esses 39 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Já os idosos e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose há quatro meses também podem receber a quarta dose da vacina. O segundo reforço é aplicado mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo