Saúde

Vacina contra gripe está disponível para população em geral a partir dos seis meses de idade

 

Foto: Divulgação/Internet

Acessível apenas para grupos de maior risco, agora a vacina contra gripe está disponível de forma gratuita para toda a população a partir dos seis meses de idade, nas salas de vacina dos 246 municípios goianos. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a Influenza, vírus causador da gripe que se dissemina com maior facilidade nesse mês de julho, marcado por baixas temperaturas e clima seco.

No inverno são comuns a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas, explicam especialistas. Nos dias frios também é comum as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de vírus.

Devido a baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) convoca as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem as salas de vacinação instaladas nos municípios. A imunização é necessária, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, considerados grupos de risco. A gripe é caracterizada por febre associada a coriza, tosse, dores musculares e de cabeça, e pode evoluir para quadros graves, como pneumonia.

A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 4 de abril, para grupos prioritários, e em 25 de junho foi ampliada para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade. A SES recebeu 2.474.400 doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, das quais já aplicou 1.219.718 doses.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo