Novo Terminal Isidória será inaugurado com o triplo do tamanho dia 22 de julho
“Modernização do terminal é resgate do nosso compromisso de investir em melhorias no transporte coletivo, e de cuidar das pessoas”, afirma prefeito Rogério Cruz.
A área do Novo Terminal Isidória construída, salta de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados, com cinco pontos de embarque, banheiros, lanchonetes, elevador e área de apoio administrativo. Foram instaladas 32 câmeras de segurança para segurança dos passageiros. Os usuários terão acesso gratuito à rede de Internet Wi-Fi. Cerca de 1,5 milhão de passageiros deve passar pelo local todo mês.
O funcionamento do novo terminal será das 5h às 23h30. Obra se destina a adequar plataforma para receber, no futuro próximo, veículos do BRT Norte-Sul. O prefeito Rogério cruz afirma que “Modernização do terminal é resgate do nosso compromisso de investir em melhorias no transporte coletivo, e de cuidar das pessoas”, destacou.
Localizado no Setor Pedro Ludovico, o Terminal Isidória será reaberto pela Prefeitura de Goiânia na tarde de sexta-feira (22/07), depois de passar por completa reestruturação para receber, no futuro próximo, os ônibus do BRT Norte-Sul. A área construída passou de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados, ou seja: ele é três vezes maior do que o antigo. As obras começaram em fevereiro de 2020 e o investimento total foi de R$ 19,5 milhões. Cerca de 1,5 milhão de passageiros deve passar pelo local todo mês.
Rogério Cruz assegurou que se trata de um empreendimento seguro: “É um projeto de alta qualidade. A nova estrutura é inovadora, oferece conforto, acessibilidade e conectividade aos passageiros de ônibus”, afirmou. São quatro plataformas comuns para embarque e desembarque de passageiros e uma específica para o BRT, além de banheiros, lanchonetes, área de apoio administrativo e elevador.
A nova estrutura do terminal possui também a cobertura de 8 mil metros quadrados, e metálica, o que propiciará temperaturas mais amenas no ambiente interno. São 35 pilares de 11 metros cada e 7,1 mil metros quadrados de pavimento de concreto. Em média, 80 operários trabalharam no dia a dia da obra. O projeto demandou 290 toneladas de aço. A nova rede de drenagem tem 1,6 mil metros.
Outra vantagem, é que os passageiros que utilizarem o Isidória terão acesso a rede de Wi-Fi (com limite de tempo). Cinco roteadores funcionarão para garantir a qualidade do sinal de internet. Eles usufruirão de uma rede diferente daquela a ser usada pela prefeitura na gestão do terminal.
O secretário de Infraestrutura, Everton Schmaltz reiterou: “É um terminal realmente diferenciado, sem igual em Goiânia. Ficou muito bonito, aconchegante, foi pensado em cada detalhe para entregar o que há de melhor ao usuário do transporte coletivo da nossa capital”. De acordo com Amanda Vieira, secretária interina da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), o projeto foi elaborado dentro da mesma premissa do BRT, que “é a de terminais inteligentes e tecnológicos”.
Tecnologia utilizada
A Central de Controle e Operação (CCO) vai cuidar da segurança no local com auxílio de 32 câmeras de vigilância, das quais 30 são fixas (instaladas nas entradas e nas plataformas de embarque) e duas com capacidade para se movimentar em 360°, com resolução e poder de alcance ampliados (são as chamadas ‘Speed Dome’). O acompanhamento das imagens será feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), 24 horas por dia.
O terminal conta ainda com duas câmeras de leitura, que foram instaladas para capturar placa e hora de cada ônibus que passar pelo local. Serão dados úteis principalmente para CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da planilha de horários. Além, é claro, dos monitores que informam aos passageiros a previsão de chegada e saída dos veículos (chamados de pontos de RMTV).
Funcionamento do terminal
A partir de sábado (23/07), os passageiros das linhas 2, 6, 7, 9, 14, 15, 20, 25, 183, 185, 198, 203, 565, 568, 612, 616, 650, 651, 660, 919, 920 e 934 já poderão embarcar e desembarcar no novo terminal, cujo horário de funcionamento será sempre das 5h às 23h30.
De acordo com a CMTC, cerca de 60 mil usuários por dia devem passar pelo Isidória de segunda a sexta, 21 mil aos sábados e 8 mil aos domingos. Cruzarão o terminal 22 linhas. “Importante ressaltar que a parceria entre prefeitura e governo do Estado está sendo decisivo para que o transporte coletivo da região metropolitana melhore”, diz Tarcísio Abreu, presidente da CMTC.