Notícias

Imaginas inéditas de Júpiter feitas pelo James Webb

O promissor telescópio da NASA capturou imagens nunca vistas do quinto planeta do Sistema Solar.

O mais novo projeto da NASA, o telescópio James Webb – que capturou a imagem mais profunda do universo que se tem conhecimento até hoje – realizou um registro do planeta Jupiter em novo ensaio divulgado pela Agência Espacial. Nessa quinta-feira (14) foram divulgadas as novas imagens capturadas pelo James Webb. É possível ver as diferentes cores do gigante planeta gasoso, assim como algumas luas de Júpiter.

Além da foto do planeta, o novo ensaio realizado pelo telescópio contém imagens de diversos asteróides. As fotos foram realizadas antes do lançamento oficial do projeto científico realizado pelo equipamento, como uma forma de provas a capacidade do telescópio – que usa a tecnologia infravermelho – de capturar corpos celestiais a distâncias consideráveis. Veja na foto abaixo:

Foto: Reprodução/NASA

Na imagem, é possível ver Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Segundo a NASA, o espaço em branco que parece cobrir o planeta se trata da “Grande Mancha Vermelha” uma tempestade que provavelmente irá engolir a Terra. À esquerda de Júpiter está a Lua Europa – uma das 79 luas que o planeta possui -, o próximo alvo da aventura de James Webb pelo universo.

“Eu não podia acreditar que vimos tudo tão claramente, e quão brilhantes eles eram”, disse Stefanie Milam, vice-cientista do projeto Webb para ciência planetária, no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “É realmente emocionante pensar na capacidade e oportunidade que temos para observar esses tipos de objetos em nosso sistema solar.”

Imagens alternativas de Júpiter e três de suas luas: Europa, Thebe e Metis. Foto:Reprodução/NASA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo