O PTD, partido do político, anunciou a candidatura de Ciro em evento realizado em Brasília.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, do partido PTD, irá tentar o cargo de chefe do executivo pela quarta vez em 2022. O candidato na esteve na disputa pelo Palácio do Planalto em 1998, 2002, 2018 e agora, em 2022. Ciro promete quebrar a polarização existente nas eleições.
O anúncio foi feito na sede nacional do PDT, em Brasília. Em decisão sem votos contrários, o candidato entra na disputa direta com os dois maiores nomes (Lula e Bolsonaro) com 8% das intenções de voto (Dados: Datafolha).
Em sua mais recente candidatura (2018), Ciro não passou do primeiro turno, tendo mais de 13 milhões de votos. Na época, a eleição estava polarizada entre o candidato do PSL e atual presidente, Jair Bolsonaro, e o candidato do PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Bolsonaro venceu no segundo turno.
A principal proposta de Ciro foi e continua sendo ser uma “terceira via” de escolha para candidato. O lema de Ciro Gomes para as eleições de 2022 é “vote em um e se livre dos dois”, uma clara apologia aos dois principais candidatos; Lula e Bolsonaro.