Saúde

Goiás tem agora 11 casos da “varíola do macaco” confirmados

Outros 14 casos são investigados.

Estado tem até agora 11 casos da doença. Foto: CDC

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou que os casos de Monkeypox, conhecida como varíola do macaco subiram para 9 somente na capital goiana. Outros 14 casos estão sendo investigados e o resultado dos exames deve sair em no máximo duas semanas.

Em nota, a SMS disse que “O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) está em investigação de todos os casos confirmados e os pacientes estão em isolamento”. Ao todo, até o momento, são 11 casos confirmados no estado de Goiás. 9 em Goiânia e 2 em Aparecida.

O primeiro caso da doença no estado foi confirmado no dia 28 de junho. Até o último dia 19, eram 6 casos no estado todo. No entanto, o superintendente de vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes disse à rádio CBN Goiânia que a capital não passa por uma transmissão comunitária.

O primeiro caso da onda da doença conhecida como Monkeypox foi identificado pela primeira vez em maio de 2022, se espalhando por vários países e alertando as autoridades para a possibilidade de uma nova pandemia global. Até o momento, 592 casos da doença já foram confirmados no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo