EditorialNotícias

Pequenos goianos

A vacinação das crianças de 3 a 4 anos de idade contra a covid-19 está garantida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Após pesquisas e debates, o Ministério da Saúde considerou que a vacina CoronaVac é segura e eficaz no grupo de 4 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, evitando infecções, agravamento e óbito pela contaminação do coronavírus. Assim a Anvisa autorizou a ministração das doses nos pequenos.

As 209.058 mil crianças goianas de 3 a 4 agora têm a chance de entrar para o grupo com maiores condições de contenção do vírus e retornar para o segundo semestre em suas creches e escolas com imunidade fortalecida. Um alívio para a população que aguardava com anseio a proteção vacinal para as crianças.

As primeiras doses da CoronaVac começaram a ser administradas nas crianças goianas desde a última quarta-feira, 20. Segundo o Instituto Butantan a CoronaVac pode ser utilizada seguramente também nas crianças imunossuprimidas.

A SES-GO afirma que o estoque de vacinas é suficiente para a maioria dos municípios realizar a aplicação das duas doses necessárias no intervalo entre elas de 28 dias. A pasta autorizou aos municípios que dispõem das doses em seus estoques a começar a vacinar as crianças de 3 e 4 anos imediatamente.

A Saúde estadual, desde o dia 21, está distribuindo a CoronaVac às cidades desabastecidas de acordo com a quantidade de crianças dessa faixa etária. A Superintendência de Vigilância em Saúde-GO alerta aos municípios que se mobilizem o mais rapidamente possível, convocando os pais ou responsáveis, pois as vacinas disponíveis têm prazo de validade até final de setembro.

Já as crianças a partir de 5 anos de idade continuarão sendo imunizadas pela Pfizer pediátrica, conforme orientação do Ministério da Saúde. Há um mês os EUA já administram os imunizantes nas crianças de 5 a seis meses de vida. Os respaldos de pesquisas e ensaios clínicos asseguram que os efeitos, em especial da Pfizer pediátrica, são leves e de curta duração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo