Goiás Online

Gean Carvalho: Caiado tem obras para mostrar

Helton Lenine | [email protected]

Secretário estadual de Comunicação, Gean Carvalho (foto) afirma que o Governo Caiado tem muitas obras para mostrar à população durante este ano: “Esse é um governo que enfrentou dificuldades financeiras imensas no seu início. Quando parecia resolvido, veio a pandemia. Caiado conseguiu enfrentar de forma firme e dar a volta por cima. Os resultados estão aí. Inúmeras obras viárias, regionalização da Saúde, programas sociais.”

Vai acelerar
Governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vai acelerar os contatos políticos a partir de agora com dirigentes partidários, parlamentares e prefeitos, para fortalecer a aliança visando a reeleição em 2 de outubro.

Mudanças
Caiado deverá promover mudanças no secretariado em 2 de abril, com a saída dos que irão concorrer aos cargos eletivos deste ano.

Pacificação
A chegada do ex-secretário estadual de Comunicação Tony Carlo ao Paço Municipal pode arrefecer algumas crises de gestão de imagem da administração do prefeito Rogério Cruz, que vive um “annus terribilis”.

Ajustes
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) faz alterações na equipe de auxiliares, com o objetivo de dar ritmo mais acelerado à gestão.

Fortalecido
A mexida no secretariado de Rogério Cruz deve fortalecer a posição do secretário municipal de Governo, Arthur Bernardes, homem forte da gestão.

Sem definição
Prefeito Gustavo Mendanha conversa com lideranças em busca de definição de partido político. A cada dia, uma angústia.
PL no radar
Mendanha deve ir a Brasília, esta semana, para novas rodadas de negociações com a cúpula do PL e com o bolsonarismo.

Lulismo
Pesquisas mais recentes apontam para uma crescente lulista em Goiás, Estado tradicionalmente conservador e que deu 65,52% de votos para Jair Bolsonaro em 2018. Sinal importante para aliados do Planalto.

Bolsonarismo
No entanto, diferente de outras regiões do Brasil, em Goiás, os bolsonaristas conseguem equilibrar nas pesquisas espontâneas, mantendo uma disputa acirrada dentro da margem de erro.

Quebra-cabeça
Os marqueteiros não sabem ainda, mesmo lendo as pesquisas qualitativas, se a disputa entre lulismo e bolsonarismo não vai interferir de forma relevante na disputa pelo governo de Goiás.

Federação
As regras da federação partidária estabelecem que só pode haver um candidato por bloco para cada eleição presidencial,  para o governo de cada Estado e, ainda, para as disputas das prefeituras.

Federação II
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a federação partidária deverá ter o registro deferido pela Corte até o dia 2 de abril, seis meses antes das eleições.

Ideologia
Cientistas políticos entendem que as eleições de 2022 não serão da esquerda contra a direita, mas da “democracia versus autoritarismo”. Será?

Naves: municípios não têm recursos para dar reajuste a professor
90% dos municípios goianos não têm capacidade de dar o reajuste de 33,24% concedido pelo governo federal aos professores, avisa Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM). Ele lembra que os municípios enfrentam dificuldades financeiras. “É um gesto eleitoreiro e não podemos concordar com isso.”

 

RESUMO

Falta menos de 60 dias para Vilmar Mariano (Podemos) assumir a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, caso haja renúncia de Gustavo Mendanha (sem partido).

Vilmar diz que vai manter o secretariado de Mendanha, mas sabe-se que dois auxiliares deixarão os cargos em 2 de abril: André Rosa (Fazenda) e Tatá Teixeira (Articulação Política).

Com a imagem arranhada, a Câmara Municipal de Goiânia deve buscar pautas mais populares a partir desta semana. Alguns vereadores vão tentar uma vaga na Assembleia Legislativa e precisam sobrepor este início de ano desgastante.

Vereador André Fortaleza avisa que vai disputar mandato à Câmara Federal nas eleições deste ano. Seja pelo MDB ou por outro partido. A definição vai ocorrer até 2 de abril.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo