Brasil derrota a Colômbia e conquista o oitavo título da Copa América
As duas seleções finalistas estão garantidas nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e na Copa do Mundo FIFA 2023
A Seleção Brasileira feminina venceu a Colômbia na noite do último sábado, 30, por 1 a 0, diante de mais de 20 mil torcedores presentes no Estádio Alfonso López, na cidade colombiana de Bucaramanga, e tornou-se campeã da Copa América Feminina 2022. O gol foi marcado por Debinha, de pênalti.
É o oitavo título das brasileiras em nove edições do torneio. A única vez em que não venceram foi em 2006, quando a Argentina foi a campeã. A equipe canarinho atuou com um grupo bastante renovado e com o os números conquistados demonstram que foram aprovadas no primeiro teste.
O time comandado por Pia Sundhage sai do torneio, além é claro com o título, sem sofrer derrota, e com a defesa sem tomar sequer um gol. Seis vitórias em seis partidas, com 20 gols marcados. Adriana e Debinha, que marcaram cinco, terminaram como artilheiras da Seleção.
Por serem as finalistas da competição, Brasil e Colômbia garantiram vaga na Copa do Mundo de 2023. Também estão garantidas nas Olimpíadas de Paris em 2024, junto com a terceira colocada do torneio, Argentina. O Paraguai, que terminou em quarto, buscará a classificação na repescagem.