Goiás tem 32 casos confirmados de Monkeypox, a Varíola dos Macacos
Goiás tem, até o momento, 32 casos já confirmados da doença Varíola dos Macacos. Os casos são nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itaberaí, Luziânia, e Cidade de Goiás. Os primeiros casos foram confirmados no dia 11 de julho, em Aparecida.
Menos de um mês depois da data do primeiro registro de casos da Varíola dos Macacos no estado de Goiás, o estado possui agora 32 casos confirmados. Todos os pacientes são homens com idades entre 23 e 43 anos, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO).
Os primeiros casos da doença no estado foram registrados em Aparecida de Goiânia no último dia 11. Desde então, foram mais de 20 casos confirmados. De acordo com informações da SES-GO, todos os infectados são homens com idade entre 23 e 43 anos.
Esse padrão pode ser observado em outros locais que se tem registro de casos da doença; a maior parte dos casos diagnosticados até agora são de homens com menos de 40 anos que se relacionam com o mesmo sexo. No entanto, especialistas alertam que tais dados não apontam um tipo de transmissão única.
“A concentração de casos nesses indivíduos é uma coisa do momento e toda doença tem uma dinâmica própria”, aponta o médico Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia para a BBC News Brasil
Em nota, a Prefeitura de Aparecida informou investigação epidemiológica mostrou que os dois casos da cidade foram confirmados pelo método laboratorial. Os dois homens que tiveram a doença já receberam alta do isolamento.
Até o momento, são 32 casos confirmados em Goiânia (26), Aparecida de Goiânia (2), Inhumas (1), Itaberaí (1), Luziânia (1), e Cidade de Goiás (1). Os casos suspeitos são 54.