Notícias

Governo de Goiás promove segunda edição do “Dignidade na Rua” nesta quarta, em Goiânia

A ação vai levar a pessoas em situação de rua serviços de emissão de documentos, vagas de emprego e vacinação, além da doação de roupas, alimentos e medicamentos.

 

Foto: Seds

Nesta quarta-feira (03/08), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove, das 14 às 20 horas, em Goiânia, a segunda edição do “Dignidade na Rua”. Serão oferecidos diversos serviços públicos de forma gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação será realizada na Praça do Trabalhador, em frente à antiga Estação Ferroviária da Capital, em parceria com entidades e sociedade civil.

A Seds vai disponibilizar a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; corte de cabelo e distribuição de roupas. Equipes da Polícia Técnica Científica farão a emissão de documento de identidade e a Secretaria da Retomada fará encaminhamento para vagas de emprego. A força-tarefa conta com participação de diversos órgãos e unidades da administração estadual.

Já a Secretaria da Saúde estará presente com vacinação, testes de HIV, sífilis e curativos, além da oferta de vagas para tratamento de dependência química em comunidades terapêuticas. Os cidadãos poderão contar ainda com orientação para demandas jurídicas, via Defensoria Pública Estadual, e dar início ao processo e retificação de prenome e gênero de pessoa trans.

O Ministério Público de Goiás participa da ação com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), que busca por pessoas sumidas, por meio da coleta de informações e registros em bancos de dados integrados nacionalmente.

De acordo com o secretário Wellington Matos, o projeto Dignidade na Rua é uma ferramenta importante para atender às necessidades de uma parcela marginalizada da sociedade. “Queremos entender suas necessidades reais e atendê-las, para que tenham a oportunidade de recuperar a sua cidadania”, afirmou.

A primeira edição do “Dignidade na Rua” foi realizada no mês de abril, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, quando realizou cerca de 200 atendimentos.

Cuidados
Tendo em vista a dificuldade de acesso a itens básicos como a água, sabão e banheiro nas ruas, o Governo de Goiás também vai disponibilizar, durante a ação, oportunidade de banho quente, além da distribuição de roupas limpas e duas refeições completas. As atividades serão encerradas com um momento cultural.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo