Goiânia pode ser transformada no primeiro Vale do Silício brasileiro
A proposta visa atrair empresas do ramo tecnológico para o estado, e com benefícios e incentivos fiscais, fomentar o desenvolvimento da economia local
O presidente do Avante em Goiás, Thialu, é também candidato federal pelo estado nas eleições deste ano, e tem como uma de suas principais bandeiras, a inovação. Uma de suas propostas é trazer a primeira Zona Franca de Startups de Goiás para fomentar o desenvolvimento e economia do estado, trazendo mais benefícios e incentivos fiscais para as empresas. O lugar proposto para que isso aconteça é o centro histórico de Goiânia, cuja aposta é que a região seja revitalizada qualitativamente para que ocorra um resgate econômico de todo o bairro.
O intuito é atrair empresas do ramo tecnológico e transformar Goiás, no Vale do Silício no Brasil. Em 2021, Thialu propôs uma emenda para reduzir os impostos das empresas de tecnologia em Goiânia. Diante da discussão sobre o Novo Código Tributário, Thialu pontou na época que as mais de 111 empresas que prestam serviço de tecnologia, sistemas e softwares na cidade não poderiam perder o benefício do ICSS de 2% para 5%. “Essas empresas geraram em 2020 mais de 4.100 empregos indiretos no nosso município, se perdessem esse benefício de 2%, iriam para outras cidades como Senador Canedo, Anápolis e até para o Distrito Federal, que inclusive já é 2% também. Por isso acredito que a criação dessa primeira Zona só vem somar para o crescimento de nossa cidade e estado”, relata.
De acordo com ele, com a Zona Franca as empresas terão mais retorno em seus investimentos, com a posição isenção de impostos. Além disso, poderão consequentemente gerar mais emprego e renda para a população, contribuindo para crescimento do munícipio e estado.
Outra proposta de Thialu é a inclusão na grade curricular das escolas de ensino fundamental e superior cursos de inovação, tecnologia e empreendedorismo, afim de estimular crianças e jovens nas áreas de programação de softwares e games, Inteligência Artificial (IA), Youtubers e Digital Influencer. “A tecnologia está totalmente presente em nossas vidas e com essa proposta, pensamos no agora, mas também no futuro dessa geração. É o que irá fomentar mais ainda nossa economia lá na frente”, frisa o candidato.
Para isso, propõe ainda o projeto Bolsa Inovação, com o intuito de destinar recursos aos jovens talentos para fazerem cursos nas áreas de tecnologia e inovação, possibilitando também a abertura de suas próprias startups.
Em um ano e meio como vereador, em 2021 Thialu entregou quase 3 milhões de emendas para a saúde, esporte e cultura. É considerado um dos representantes políticos mais atuantes em ações voltadas para às questões sociais e em oportunidades para adolescentes e jovens, sendo reconhecido como o vereador que mais investiu em esportes.
Somente nessa área foram investidos mais de 2 milhões de emendas, além de diversas ações voltadas para infraestrutura e melhorias na cidade. Neste tempo de mandato já foram feitos 1.127 requerimentos e ofícios e apresentados 37 projetos de lei.
Uma outra bandeira defendida por Thialu é pela regulamentação e fortalecimento das cooperativas de proteção veicular, de modo que a população não se torne refém, de acordo com ele, das seguradoras. “Tenho reunido com a categoria, com os representantes do segmento e associados para que possamos trabalhar essas questões e formalizar o trabalho que essa classe já vêm fazendo, trazendo uma maior credibilidade a eles. Que essa se torne de fato mais uma opção para aqueles que adquiriram seus veículos e não querem pagar o preço, muitas vezes exorbitantes, das seguradoras”, pontua.
Thialu tem 38 anos e é atuante na vida pública há 23 anos. Teólogo e acadêmico de Psicologia é também cristão, defensor dos valores da família, luta pelas melhorias na saúde, mais acesso à educação e geração de emprego e renda. Conheça mais sobre suas propostas e projetos de lei pelo www.thialuguiotti.com.br.
Serviço
Thialu é candidato a deputado federal por Goiás pela primeira vez e traz como uma de suas propostas a criação da primeira Zona de Startups em Goiânia
Contato: @thialuguiotti70 / @avantegoias