Prefeitura pede autorização da Câmara de Goiânia para retirar e leiloar carros abandonados nas rua
Crescimento da frota e comprometimento da segurança de tráfego, está entre as justificativas
Tramita na Câmara Municipal de Goiânia matéria do Executivo que solicita autorização para que a Secretaria Municipal de Mobilidade, por meio de licitação, contrate empresa para a remoção, depósito e leilão de veículos abandonados nas ruas da capital.
Segundo a Prefeitura, a frota de automóveis em Goiânia “cresceu consideravelmente e a quantidade de carros abandonados também, comprometendo a segurança de tráfegos nas vias e logradouros públicos”.
“Em que pese o Município, por meio do órgão municipal de trânsito, ser o responsável pela fiscalização e cumprimento das medidas constantes no Código de Trânsito Brasileiro, este não possui local apropriado e nem software capaz de gerir, de modo eficiente, as atividades vinculadas a guarda e liberação dos veículos removidos, nem a preparação para leilão dos casos necessários”, justifica o texto enviado.
Aprovado a criação da campanha Dezembro Vermelho
O Plenário da Câmara aprovou em segunda discussão, na última quinta-feira (25), projeto do vereador Raphael da Saúde (DC) que inclui no calendário de eventos oficiais de Goiânia a campanha Dezembro Vermelho – Mês de Luta, Conscientização e Prevenção Contra o Vírus HIV e a Aids.
Na justificativa da proposta, o parlamentar relembra que, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2019 existiam no Brasil 827 mil pessoas com HIV. Dessas, 112 mil não sabiam que conviviam com o vírus. Segundo o mesmo levantamento, a maior concentração de infectados está na faixa entre 20 e 24 anos.
A exemplo da campanha nacional, criada em 2017, a intenção é realizar em Goiânia uma série de ações que ajudem a prevenir a contaminação pelo HIV e informar sobre as opções de tratamento para quem convive com a doença.