UNIFAN reabre inscrições para o Projeto Rondon que seleciona acadêmicos para operações humanitárias
Os ações serão executadas na cidade de Nova Roma-GO, região norte de Goiás, através de oficinas, rodas de conversa e outras ações que abrangem Direitos Humanos, educação e saúde
O Centro Universitário Alfredo Nasser, através das Pró-Reitorias Acadêmica e de Relações Institucionais, está reabrindo inscrições (de 1º a 30 de setembro) para seleção de 10 (dez) estudantes visando a participação no Projeto Rondon – Operação Lobo-Guará. Adiada em quatro oportunidades devido à pandemia do vírus Covid-19, a Operação agora está prevista para ocorrer entre os dias 19 de janeiro e 5 de fevereiro de 2023. https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/operacao-lobo-guara/calendario-de-eventos-op-lobo-guara-jan-23-item-12-edital-atualizado-12-05-22-002.doc/view
A Unifan foi selecionada para participar do Projeto Rondon através de concorrência pública com outras instituições de ensino superior de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que apresentaram propostas de ações perante edital de chamamento. O projeto será executado na cidade de Nova Roma, região norte de Goiás, através de oficinas, rodas de conversa e outras ações sobre os temas da cultura, justiça e Direitos Humanos, educação e saúde.
Em Nova Roma/GO, foi identificado um quadro de vulnerabilidade socioeconômica marcado por carências materiais; desigualdades socioeconômicas; migração da população jovem à procura de emprego e ensino nas regiões metropolitanas de Brasília e Goiânia; baixa escolaridade da população em geral e, em particular, dos trabalhadores sob regime formal de emprego; baixos salários; trabalho infantil e exploração sexual das meninas e adolescentes, especialmente quilombolas kalungas; violação de direitos humanos; insegurança alimentar.
Esse quadro faz com que os municípios da região apresentem os piores índices de desenvolvimento humano de Goiás. “Justamente, o que buscamos é contribuir com a transformação da realidade local de acordo com a Agenda 2030 das Nações Unidas”, é o que afirma o coordenador do Projeto Rondon pela Unifan, prof. Dr. Júlio César Borges.
Ele ressalta que a Agenda 2030 das Nações Unidas prevê, como objetivos a serem buscamos por governos e sociedade civil, acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
O Centro Universitário Alfredo Nasser, elegeu-se por engajamento às questões sociais
“A Unifan foi escolhida porque demonstrou engajamento institucional com a superação destes problemas sociais, compreensão teórica e capacidade técnica em um projeto cuja qualidade convenceu o Ministério da Defesa”, ressalta o docente. Atuarão dois professores com doutorado na área de Ciências Humanas, sob a coordenação do Prof. Dr. Júlio César Borges.
Também serão recrutados 10 (dez) estudantes, mediante processo seletivo público, nos cursos de Direito (dois alunos, matriculados no 6º período em diante), Psicologia (dois alunos, também do 6º período em diante), Pedagogia (também dois, a partir do 5º período) e Medicina (dois, matriculados a partir do 7º) e mais dois suplentes.
Eles acompanharão a preparação, execução e avaliação das atividades temáticas (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde) concebidas, segundo metodologia participativa, para atender aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com isso, teremos uma equipe multi e interdisciplinar capaz de contribuir com a formação dos estudantes como sujeitos engajados nas grandes questões contemporâneas, tal como preconizado na Política Nacional de Extensão Universitária.
Os (as) estudantes interessados (as) devem providenciar os seguintes documentos: Histórico de Notas SEM REPROVAÇÃO e Comprovante de matrícula. Deverão ser entregues em envelope lacrado na Pró-Reitoria Acadêmica.
Quem já fez inscrição, em outro momento, permanece inscrito (a), desde que: não tenha cursado o último período de seus respectivos cursos e, portanto, não tenha colado grau até a data do trabalho de campo e; atualize seu Histórico Escolar na Pró-Reitoria Acadêmica.
Os(as) estudantes rondonistas farão jus a certificação de participação na Operação Lobo- Guará com carga horária de 200 (duzentas) horas. Para mais informações, o edital de seleção de estudantes está disponível em:
unifan.edu.br/unifan/aparecida/wp-content/uploads/sites/2/2022/08/Edital_selecao-de-alunos_Projeto-Rondon-2022.pdf
Estudantes e professores rondonistas já alcançaram cerca de 2 milhões de pessoas
O Projeto Rondon, desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Defesa, teve início no ano de 1967 com objetivo de levar ações de extensão universitária para regiões isoladas da Amazônia. Em sua primeira operação (Operação Zero ou Piloto), contou com trinta alunos e dois professores de universidades do Estado do Rio de Janeiro que realizaram ações de extensão em Rondônia.
Sua primeira fase durou até o ano de 1989. No ano de 2005, foi retomado e ampliado para outros territórios marcados pela vulnerabilidade social. Até o presente já realizou, segundo dados do Ministério da Defesa, oitenta e duas operações, em 1.213 municípios de vinte e quatro unidades da federação, com a participação de 2.306 instituições de ensino superior e 22.896 rondonistas (universitários e professores), alcançando cerca de 2 milhões de pessoas.
O Projeto conta com parceria do Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além dos Governos Estadual e Municipal e Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Tem como objetivos gerais contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.