Multivacinação: kits pedagógicos da Xô Dodói começam a ser distribuídos nos Cmeis de Goiânia
Estratégia envolve Secretaria de Saúde do Estado e Educação municipal por meio do Programa Saúde na Escola, para aumentar vacinação de crianças.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), iniciou a distribuição de kits pedagógicos da campanha Xô Dodói, voltada para atualização da caderneta de vacinação e imunização contra a poliomielite (paralisia infantil). O material produzido pela SES-GO é disponibilizado às secretarias municipais de Educação para distribuição nas escolas que oferecem Educação Infantil.
Nesta segunda-feira (05/09), a responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE) na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Marislei Espíndula Brasileiro, buscou o primeiro kit pedagógico da campanha Xô Dodói na SES-GO. O ato simbólico marca o início da distribuição para todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital.
Ao todo, Goiânia vai receber 33.685 kits com quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. Além de lúdico, o kit é educativo, a fim de que a criança saiba do seu direito de estar protegida de doenças já erradicadas no país, mas que estão voltando devido à falta de informação correta. Por meio da comunicação direta com as regionais de Saúde e Educação, responsáveis pelo PSE, a SES-GO espera que a informação sobre as vacinas chegue até o público-alvo da campanha: a criança que precisa ser vacinada.
O ideal é atingir de 90% a 95% de cobertura vacinal para afastar o risco de adoecimento, contudo este número segue abaixo do esperado. Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, no caso da poliomielite Goiás atingiu 68,98% da meta de imunização de crianças menores de dois anos de idade, entre janeiro e junho de 2022.
Os demais municípios goianos vão receber os kits produzidos pela SES-GO de forma gradual. É de responsabilidade de cada Secretaria Municipal de Saúde organizar a estratégia para retirar os materiais na sede da Secretaria de Estado de Saúde. Para facilitar, os secretários podem entrar em contato com o PSE, que faz a ponte entre a saúde e a educação.