Safra de Grãos

Em Goiás, produção de grãos deve crescer 11,6% e chegar ao recorde de 28,8 milhões de toneladas

Soja e milho puxam resultado positivo da agricultura goiana na estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento, segundo o último levantamento da Safra 2021/2022. Com isso, Goiás deve se consolidar como terceiro maior produtor de grãos do País.

Foto: Wenderson Araujo/CNA

A produção goiana de grãos deve atingir 28,8 milhões de toneladas na Safra 2021/2022. Divulgada nesta quinta-feira (8/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa representa um aumento de 11,6% na comparação com a Safra 2020/2021 e um recorde na série histórica iniciada em 1976/1977.

O 12ª Levantamento da Safra de Grãos, último do ciclo atual, projeta também um aumento da área plantada/cultivada no Estado, que passa de 6,7 milhões de hectares para 6,9 milhões de hectares (2,3%), e da produtividade, de 3,8 toneladas por hectare para 4,1 toneladas por hectare (9,0%).

Com a confirmação do resultado, Goiás deve assumir a terceira colocação entre os maiores produtores de grãos do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul, bastante impactado por fatores climáticos, e ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

De acordo com a estimativa da Conab, soja e milho são os itens que mais contribuem para o bom desempenho goiano. No caso da soja, o Estado deve fechar a safra com elevação de 10,2% na produção, enquanto a perspectiva para a produção nacional é de queda de 9,9%. O volume projetado de 17,3 milhões de toneladas vai colocar Goiás como segundo maior produtor nacional de soja entre os Estados e o Distrito Federal. A projeção para o milho também é positiva: crescimento de 15,6% no volume produzido.

“O último levantamento da Conab para a Safra 2021/2022 confirma o bom momento da produção agrícola no Estado. Além da soja e do milho, o boletim traz expectativa de alta na produção de algodão (3,9%), trigo (4,4%), girassol (9,0%) e sorgo (21,3%)”, diz o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa (em exercício), Ricardo Carneiro.

Laranja e uva
Também divulgado nesta quinta-feira (8/9), o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA/IBGE) amplia a expectativa de resultados positivos para as produções de laranja e uva.

No levantamento anterior, publicado em agosto, a estimativa era de aumento de 1,9% no volume produzido de laranja e 13,5% no de uva. Agora, as novas projeções apontam para crescimentos de 3,8% e 30,0%, respectivamente. Se confirmada, a produção goiana de laranja deve chegar a 161,4 mil toneladas, e a de uva, a 1,9 mil toneladas.

Outro destaque positivo é a batata inglesa. A produção goiana, limitada à terceira safra, tem projeção de alta de 22,6%, atingindo 217,7 mil toneladas. “Importante ressaltar ainda a perspectiva de alta de 3,5% para a produção de cana-de-açúcar, um dos principais itens da pauta agropecuária do Estado”, lembra o superintendente Ricardo Carneiro. Segundo o IBGE, o volume deve sair de 72,6 milhões de toneladas para 75,1 milhões de toneladas.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.
Botão Voltar ao topo