Educação

UNIFAN é selecionado no Programa de Residência Pedagógica do Governo Federal

Entre as ações estão a inserção de licenciandos do curso de Pedagogia em instituições de Educação Infantil e Fundamental

Professora Rosy-Mary, coordenadora do Programa de Residência Pedagógica. Foto. Divulgação.

 

O Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) foi contemplado no recente edital do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação. Seu Projeto Institucional foi considerado um dos melhores do Estado de Goiás, o que habilitou a Instituição, dentre mais de 230 de todo o país, para execução de ações de formação de professores(as) da Educação Básica.

 

O trabalho será desenvolvido, ao longo de 18 meses, em escolas de Aparecida de Goiânia e terá a prefeitura como parceira. Seu principal objetivo é realizar a inserção dos (as) licenciandos (as) do curso de Pedagogia nas instituições de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

 

A proposta se encontra firmemente ancorada na interlocução entre teoria e prática, visando os seguintes objetivos específicos: fortalecer e aprofundar a relação entre os (as) acadêmicos (as) do curso de Pedagogia; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos (as) licenciandos (as); estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos (as) professores (as) da Educação Básica na preparação dos (as) licenciandos (as) para a sua futura atuação profissional; e fomentar a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

 

Esses objetivos estão em sintonia com o Programa de Residência Pedagógica. Ele é um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores(as) da Educação Básica nos cursos de licenciatura.

 

“A educação acontece em todos os lugares”

 

 

Segundo a professora Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Sousa, coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica, o projeto do Unifan se constitui como estratégia educacional voltada para a cidadania. “Tem como fundamento a premissa de que a educação acontece em todos os lugares e, por isso, o espaço educacional extrapola a prática escolar”, destaca.

 

Segundo ela, “ressalta-se a necessidade de ampliar o exercício docente em outros espaços que estão desvalidos de uma formação educacional consistente, humanizada e relacionada com a realidade cotidiana da vida dos educandos”. Para o professor Júlio César Borges, assessor da Pró-Reitoria Acadêmica, a aprovação do projeto pela CAPES ressalta a qualidade dos cursos de graduação do Centro Universitário, especialmente da Pedagogia, e do seu corpo docente. “É um projeto que vai contribuir com a formação transdisciplinar, científica, social e epistemológica de professores da Educação Básica”, ressalta.

 

Nos próximos dias, serão selecionados(as) professores(as) das escolas municipais e estudantes do curso de Pedagogia mediante editais públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo