Serviços em Goiás têm a maior alta do País em julho
Crescimento alcançou 4,7% no Estado ante a 1,1% no Brasil, puxado principalmente por serviços de transportes e prestados às famílias. Turismo cresceu 3,4% em relação a junho.
O setor de serviços em Goiás começou o segundo semestre em alta e registrou, em julho, crescimento de 4,7% no Estado em relação ao mês anterior, a maior alta do Brasil. Na comparação com julho de 2021, o percentual também é expressivo: 13,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (13/09). No acumulado de 2022, o aumento em Goiás chega a 9,1%.
O crescimento no Estado se deu principalmente em relação a serviços relacionados aos transportes (33,8% em julho), alavancados por atividades como o escoamento da safra, e prestados às famílias (22,3% em julho), em especial os serviços ligados ao turismo. No acumulado do ano, estas duas ramificações alcançam, respectivamente, 24,2% e 28,5% de alta.
O setor de turismo goiano teve destaque no cenário nacional com um crescimento de 3,4% em relação a junho. Essa variação é 23,4% maior quando comparada a julho de 2021, e representa uma variação acumulada nos últimos 12 meses de 29,1%.
“Os números mostram que os trabalhos para fortalecer o setor e retomar a atividade econômica pós-pandemia têm dado certo. Tanto que o Estado lidera, mais uma vez, o cenário de crescimento em todo o País”, comenta o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Cenário nacional
No Brasil, o resultado positivo é observado em três das cinco atividades investigadas pela pesquisa em todo o território nacional. Os principais destaques foram os transportes, que apresentaram 2,3%, e informação e comunicação, com 1,1%, que exerceram as principais influências positivas sobre o índice em julho. O transporte de cargas, que acumula alta de 19,7% desde outubro do ano passado, avançou 1,2% em julho.
Em relação ao mês de junho, houve um crescimento de 1,1% no volume de serviços prestados em todo o país. Esse é o terceiro resultado positivo consecutivo, que acumula um ganho de 2,4% e faz com que o setor se posicione 8,9% acima do patamar pré-pandemia e 1,8% abaixo do nível mais alto, que havia sido atingido em novembro de 2014.