Saúde

Centro Estadual de Medicamento de Alto Custo inaugura serviço de aplicação de injetáveis

Objetivo é ampliar a adesão aos tratamentos e promover maior segurança e comodidade ao paciente, que poderá receber injeções no próprio Cemac Juarez Barbosa.

Foto: SES

O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) passa a contar, a partir de agora, com o serviço de administração dos medicamentos injetáveis. O local foi estruturado para ampliar a adesão aos tratamentos e promover maior segurança e comodidade aos pacientes. A unidade, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza à população 185 fórmulas farmacêuticas para tratamento de doenças como asma, artrite e insuficiência renal crônica.

Com esse novo serviço, o paciente não precisa ter o incômodo de buscar um local de aplicação ou mesmo pagar algum profissional para fazer as injeções. Tudo é feito de forma segura e ágil na própria unidade. Os contemplados são aqueles que necessitam de medicamentos periódicos, com prescrição para aplicação mensal, trimestral ou semestralmente. A ideia do projeto é a melhora da adesão do paciente ao tratamento e a eficiência no uso do produto.

Segurança
Roney Pereira Pinto, diretor-geral do Cemac, explica que os medicamentos são imunobiológicos e precisam ser armazenados em uma temperatura adequada. “Quando o paciente o retira, levando-o para casa, pode, por alguma eventualidade, não armazenar em local adequado. Fazendo a aplicação conosco, teremos a garantia da qualidade do medicamento”, afirmou.

O diretor detalha ainda a importância do contato com farmacêutico de que o usuário dispõe antes de iniciar a terapia. “O farmacêutico esclarece ao paciente, por exemplo, sobre os mecanismos de aplicação e o fluxo adequado. Outro ponto sensível é que, muitas vezes, há efeitos adversos e o paciente acaba não voltando ao médico para avisar. Neste serviço que disponibilizamos, o paciente fica à vontade para falar com o farmacêutico, informando todos os detalhes, incluindo algum efeito adverso”, salientou.

Nessa mesma linha, o farmacêutico da unidade, Herbert Humberto, destacou que, além de ajudar na dispensação do medicamento e na forma correta do uso do produto, também reporta os efeitos adversos para o médico assistente, o que auxilia na conduta clínica, incluindo nesse contexto até uma troca da terapia ou o manejo no tratamento para garantir o resultado esperado.

Elogios
A paciente Letícia do Santos Coelho agradeceu o trabalho promovido pela unidade. “Tenho uma doença autoimune e por isso sentia muitas dores. Antes, tomava medicações paliativas, que não traziam resultados e geravam efeitos colaterais. Hoje a situação é bem diferente. Considero que a medicação disponibilizada na unidade transformou meu dia a dia e melhorou, significativamente, minha qualidade de vida.”

Letícia comemorou o novo serviço disponível no Cemac. “A possibilidade de receber as aplicações na própria unidade gera mais tranquilidade e segurança”. A paciente ainda ponderou que jamais teria condições de realizar o tratamento por contra própria, por se tratar de medicação de alto custo.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo