Política

Exclusivo: Mendanha corre o risco de perder até o Patriota para Caiado

Nem os partidos nanicos querem o prefeito de Aparecida, que teve as portas fechadas no PL, PP, Republicanos, PSD e Podemos

Depois de anunciar apoio à reeleição de Caiado, levando o prefeito de Trindade Marden Jr., Jânio Darrot trabalha para ampliar a base de apoio do governador

Da Redação

O ex-prefeito de Trindade e grande empresário do ramo de confecções Jânio Darrot está liderando uma articulação para levar o Patriota, partido ao qual é filiado, para a base de apoio do governador Ronaldo Caiado. “Falta pouco, um encontro, uma conversa, para fechar. São dois homens de bem, sérios, responsáveis, o Caiado e o Jorcelino Braga (presidente do Patriota). Tenho certeza que vai dar certo”, disse Darrot ao jornalista Divino Olávio.

No ano passado, Jânio Darrot deixou o PSDB, legenda que chegou a presidir em Goiás, e se transferiu para o Patriota, cujo presidente estadual Jorcelino Braga comprometeu-se a lançar a sua candidatura ao Palácio das Esmeraldas.

Junto, Jânio Darrot levou para o Patriota o prefeito de Trindade Marden Jr., cujo município abriga um colégio eleitoral com potencial de quase 100 mil votos. Porém, depois de desistir da candidatura a governador, o ex-prefeito resolveu declarar apoio à reeleição de Caiado, também acompanhado nessa decisão por Marden Jr.. Segundo Darrot, um novo mandato para o atual governador seria uma garantia para o futuro de Goiás, diante dos bons resultados apresentados no 1º mandato, em especial quanto a recuperação financeira do Estado.

Jânio Darrot foi designado por Caiado como interlocutor junto a Braga, que tem o comando regional do Patriota e chegou a colocar a sigla à disposição do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha – que não está conseguindo encontrar um partido de porte para sustentar a aventura da sua candidatura a governador.

A ligação que o governador fez para Braga, há poucos dias, quando os dois marcaram para breve uma conversa tête-à-tête, já foi resultado da movimentação de Jânio Darrot no sentido de conduzir o Patriota para a base de Caiado.

Quando abandonou o MDB, em meados do semestre passado, Mendanha alegava ter convites de 12 partidos. O Patriota não estava nessa lista porque, naquela época, tinha compromisso com o lançamento de Jânio Darrot nas eleições de outubro vindouro.

De lá para cá, o leque de alternativas para a filiação do prefeito foi se fechando e agora, na reta final do processo de definição partidária para quem deseja disputar o pleito deste, que se encerra no próximo dia 2 de abril, Mendanha está na rua da amargura – legendas de peso como o PL, PP, Republicanos e Podemos, recusaram-se a abrir as portas para ele.

O Patriota, mesmo sendo um partido nanico, com escassos segundos no horário gratuito do TRE, seria o último recurso de Mendanha. Caso bem-sucedida, a articulação de Jânio Darrot para levar o partido para apoiar a reeleição de Caiado seria um golpe mortal nas pretensões do prefeito aparecidense, que vive uma situação difícil, sem conseguir um partido e hoje cogitando até mesmo desistir da candidatura a governador.
É mais uma má notícia para o chamado grupo de Aparecida, que, somente nesta semana, teve confirmado o afastamento do PL, que vai lançar o nome do Major Vítor Hugo para o governo estadual, do PSD, que mesmo sem Henrique Meirelles vai figurar na base caiadista, e do Podemos, que também fechou acordo com o governador e irá até indicar representantes para o secretariado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo