Governo de Goiás promove 1º Passeio Ciclístico pela Doação de Órgãos e Tecidos
O evento, organizado pela SES, é um dos destaques do Setembro Verde e reforça a importância do diálogo com a família
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), incentivou a doação de órgãos e tecidos no 1º Passeio Ciclístico pela causa, neste domingo (25/09). Organizado pela Central Estadual de Transplantes (CET), o evento reuniu 340 pessoas no Parque Areião, em Goiânia. Um dos objetivos da mobilização foi ressaltar a necessidade de se conversar com os familiares sobre o tema.
Depois da concentração, idosos, adultos, jovens e crianças partiram em direção aos parques Vaca Brava e Flamboyant, voltando ao Areião, totalizando um percurso de 12 quilômetros. A segurança foi reforçada e todos estavam devidamente equipados com luvas, capacete, câmara de ar, kit remendo, bomba de ar e ferramentas compatíveis com sua bicicleta.
O pedal foi organizado em celebração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado na próxima terça-feira (27/09). Para a gerente de transplantes da SES, Katiúscia Freitas, o diálogo sobre o assunto é fundamental. A gerente esclarece ainda, que Goiás tem, atualmente, 1.600 pessoas esperando uma doação.
“É preciso chamar a atenção da sociedade sobre esse tema tão importante que vai fazer a diferença na vida dos pacientes que aguardam na fila por um transplante. Hoje, 44% das famílias recusam a doação de órgãos no Brasil por desconhecimento, por não terem discutido o assunto em casa. O nosso recado é: converse com sua família sobre o seu desejo de ser um doador”, pontuou Katiúscia.
A gerente ressalta que Goiás é referência nos transplantes de rins no país e que mudanças têm tornado o processo menos burocrático. “Não é mais necessário que o documento de identidade contenha a informação de que uma pessoa deseja se tornar um doador. Basta apenas comunicar esse desejo à família”, reforça.
Passeio Ciclístico
Os ciclistas participantes se inscreveram previamente no site da SES. Os primeiros 300 que fizeram o cadastro ganharam kits com mochila, camisetas e squeeze. O único requisito para os amadores era pedalar ao menos 5 quilômetros com frequência, já que o percurso foi longo.
O pedal contou com apoio da Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM) e da Agência Municipal de Ambiente (AMMA). A SMM disponibilizou carro de apoio e equipe de auxílio e a AMMA cedeu os parques. O Pedal também contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás e Corpo de Bombeiros.